Bibliotecas para o desenvolvimento e a Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e representa um novo compromisso de luta contra a pobreza e promoção de um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável e global. Subscrita pelos 193 países membros da ONU, a Agenda 2030 tem como lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás!” e inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser concretizados em todos os países.

A BAD apela à intervenção de todos – administração central, autarquias, associações, organizações não-governamentais, empresas e sociedade civil – para a sua divulgação e o cumprimentos das suas metas, cabendo a todas as entidades interessadas demonstrar a sua vontade de participação em torno da união de esforços para o cumprimento dos 17 ODS. A referência às bibliotecas e ao acesso à informação, conseguida pela IFLA junto das Nações Unidas, enquanto contributos para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, permite dar às bibliotecas uma maior visibilidade sobre o seu trabalho e sobre o impacto que têm na população.

A BAD, enquanto associação mais representativa dos profissionais e informação e documentação, está desde o primeiro momento em contacto com as entidades nacionais e internacionais responsáveis pela Agenda 2030 e pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional, com o objetivo de incluir uma referência oficial às bibliotecas enquanto facilitadoras da implementação dos ODS. Através do projeto apoiado pela IFLA – Bibliotecas para o Desenvolvimento e a Agenda 2030 – a BAD assume o compromisso de disseminar junto dos profissionais portuguesas o papel das bibliotecas junto das comunidades, evidenciando a importância da sua ação através do acesso à informação para o cumprimentos dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

É pelo cumprimento deste objetivo que a BAD tem vindo a participar em ações da IFLA relativas ao contributo das Bibliotecas para a implementação da Agenda 2030 e tem vindo a divulgar juntos dos profissionais documentos que ajudam a melhor entender este contributo e ao mesmo tempo permitem fornecer ferramentas que auxiliem no desempenho da sua profissão.

Notícias