Este projeto pretende criar uma dinâmica no concelho de Faro, quer ao nível da ocupação dos tempos livres e bem-estar dos idosos, quer ao nível do voluntariado. A Biblioteca surge como um dos locais da cidade que promove encontros sociais/criativos/culturais. A ideia é criar uma rede de instituições que estimulem os participantes a partilhar história, experiências e ensinamentos envolvendo-os na vida da comunidade farense. Este projeto recorre à colaboração de voluntários que se envolvem ativamente na organização e dinamização das várias ações destinadas ao público sénior.
Destas ações fazem parte atividades de leitura e convívio em torno do livro, atividades de trabalhos manuais, ciclos de cinema português, cursos de informática sénior que promovem a inclusão digital deste público, e formação dirigida aos voluntários.

Instituição: Biblioteca Municipal António Ramos Rosa
Tipologia: Biblioteca Municipal
Concelho: Faro

Duração: Desde 03 março 2018

Parceiros: Plataforma Saúde em Diálogo

Destinatários: Comunidade sénior do concelho de Faro.

Resultados: Desde o início do projeto já se realizaram 71 actividades, na qual participaram 1018 idosos. O projeto tem contribuído para consolidar o papel social da biblioteca pública junto da comunidade, promovendo a aproximação dos seus serviços à população sénior do concelho, aumentando a participação deste público nas ações desenvolvidas pela biblioteca. Também se verifica uma maior sensibilização da comunidade em geral para a importância do voluntariado social.

Benefícios: Este projeto contribui para minimizar o isolamento dos idosos e promover a ocupação saudável dos seus tempos livres, aumentando a sua rede de contactos sociais. Promove-se também oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e propicia-se o acesso a formação/informação na área da terceira idade.

ODS:  3. Saúde de qualidade, 10. Reduzir as desigualdades, 16. Paz, justiça e instituições eficazes, 17. Parcerias para a implementação dos objetivos

Metas:

Responsável pela informação: Fátima Monteiro Bento
Contacto: biblioteca.arquivo @ cm-faro.pt

    0 Comments

    No Comment.