Livros e Leituras em família

Do pressuposto de que podem ser criadas oportunidades de estimulação e promoção de competências de leitura e escrita antes da entrada para a escolaridade básica (literacia emergente), constata-se a necessidade de se investir não só na formação de docentes, mas também nas intervenções com as famílias (literacia familiar). Importa assim, criar estratégias que contribuam para famílias mais conscientes da relação entre as suas práticas de literacia familiar, o sucesso escolar e a motivação dos filhos para a leitura.
Sendo as bibliotecas municipais parceiras fundamentais na formação de futuros leitores, a Biblioteca Municipal de Lagoa propõe-se a desenvolver um programa de literacia familiar que promova o treino de competências parentais e crie oportunidades educacionais para os pais, tendo em vista o desenvolvimento literácito dos filhos.

Instituição: Biblioteca Municipal de Lagoa
Tipologia: Biblioteca Municipal
Concelho: Lagoa

Duração: Em planeamento (2019)

Parceiros: Município de Lagoa, Serviço de Educação

Destinatários: Famílias das crianças do projeto do Município de Lagoa: “Brincar com as Palavras”.

Resultados: Com o programa de literacia familiar pretende-se:
Capacitar as famílias na utilização de estratégias e procedimentos que contribuem para o desenvolvimento das competências de literacia das crianças;
Facilitar a construção de rotinas com as crianças associadas à leitura e à escrita;
Identificar e reconhecer as potencialidades dos livros e de outros materiais;
Promover o aumento das deslocações das famílias a bibliotecas;
Contribuir para a promoção da qualidade afetiva das interações famílias-crianças durante a leitura partilhada de histórias;
Aumentar os comportamentos interativos de famílias e crianças na leitura partilhada de histórias.

Benefícios: 12 sessões quinzenais na biblioteca municipal e escolares;brochuras informativas sobre práticas de literacia familiar e a sua relação com o desenvolvimento literácito das crianças,aprendizagem escolar e motivação para a leitura;cartão com o registo das idas das famílias à biblioteca municipal.

ODS: 4. Educação de qualidade

Metas: Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes;
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam preparados para o ensino primário.

Responsável pela informação: Ana Paiva
Contacto: ana.paiva @ cm-lagoa.pt

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