O meu Governo é o teu Governo

Na sua qualidade de serviço central da Administração Pública, a Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros encontra-se bem posicionada quer para colaborar com o Governo no desenvolvimento de projetos destinados a divulgar e a clarificar a estrutura e funcionamento do Estado, quer para promover a democracia e a cidadania, junto de crianças, jovens, pessoas com deficiência e de cidadãos seniores.
O projeto educativo “O meu governo é o teu governo” pretende sensibilizar para a importância do serviço público, transmitindo os valores da democracia, boa governança, transparência, participação cívica e da luta contra a corrupção.

Instituição: Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros
Tipologia: Biblioteca da Administração Central
Concelho: Lisboa

Duração: Desde 1 junho 2017.

Parceiros: Fundação Côa Parque; Escola Secundária Josefa de Óbidos; Escola Secundária de Pedro Nunes; Salesianos de Lisboa.

Destinatários: Estudantes do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário; RUTIS – Associação de Rede de Universidades da Terceira Idade e Organizações representativas de pessoas portadoras de deficiência.

Resultados: Conciliando as iniciativas de caráter lúdico-pedagógico com o plano curricular dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em articulação com as escolas na proximidade da SGPCM, foram desenvolvidas atividades que contribuíram para debater temáticas como a democracia, participação cívica, igualdade de género e património histórico e cultural, comprometendo os participantes no enriquecimento da sua identidade, através de manifestações culturais exibidas em exposições, visitas guiadas e jogos didáticos e de representação teatral.

Benefícios: Exposições; oficinas; workshops; role plays de reuniões do Conselho de Ministros, de entrevistas e de conferências de imprensa;tertúlias, mesas redondas e clubes de discussão sobre temas da atualidade governativa difundidos pela comunicação social.

ODS: 5. Igualdade de género; 16. Paz, justiça e instituições eficazes.

Metas: 5.1 – Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas, em toda parte;
5.5 – Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública;
5.c – Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.
16.3 – Promover o Estado de Direito, ao nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos;
16.6 – Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis;
16.7 – Garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis;
16.10 – Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais;
16.b – Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável.

Responsável pela informação: Susana Anjos
Contacto: sanjos @ sg.pcm.gov.pt

    No Comment.