ODS: juntos mudamos o mundo

Se os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são universais, cada país e cada cidadão será responsável pelo desenvolvimento e implementação de medidas para os atingir o mais plenamente possível. Ora, enquanto instituição pública, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, compromete-se, também, em contribuir para o efetivo alcance dos ODS. Assim, e já para o presente ano letivo, a Rede Municipal de Leitura Pública apresenta no seu plano de atividades a iniciativa “ODS: Juntos mudamos o mundo”, a qual tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade geral, e em particular ao público escolar, os 17 ODS.

Instituição: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco – Vila Nova de Famalicão
Tipologia: Biblioteca Municipal
Concelho: Vila Nova de Famalicão

Duração: 1 de outubro 2019 a 30 de junho 2020.

Parceiros: Centro de Informação Europe Direct do Minho; Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão nacional da UNESCO.

Destinatários: Comunidade geral, mas com particular enfoque na comunidade escolar.

Resultados: Público do pré-escolar e do 1º CEB estão realizadas sessões de conto intituladas “Contos que mudam o mundo” onde o principal recurso será o simbolismo transmitido pelos contos da literatura infantojuvenil para a perceção e compreensão dos ODS junto dos mais pequenos;  Público do 2º e 3º CEB será lançado o concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, cujo propósito final será a criação de uma coleção de contos interativos digitais dedicados à temática dos ODS. Público do ensino secundário e público geral serão organizadas, através da Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, ações informativas.

Benefícios: Acesso à informação e participação em ações informativas.

ODS:  4. Educação de qualidade.

Metas: 4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Responsável pela informação: Carla Araújo
Contacto: carlaaraujo @ bibliotecacamilocastelobranco.org

    0 Comments

    No Comment.