Pais do Avesso

“Pais do Avesso” é um projeto que visa promover a educação parental através de um conjunto de palestras e workshops dirigidos às famílias, com diversos especialistas. Permite reforçar o papel primordial da biblioteca pública como porta local de acesso à informação na comunidade e potencia a consolidação da Biblioteca como local de encontro social e de criativo desenvolvimento pessoal e cultural. Através da junção de sinergias com os parceiros, contribui para a prevenção de situações de risco psicossocial, mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.

Instituição: Biblioteca Municipal de Sever do Vouga
Tipologia: Biblioteca Municipal
Concelho: Sever do Vouga

Duração: 1 junho 2016 a 31 agosto 2017

Parceiros: Município de Sever do Vouga: Serviço de Ação Social; Associação Humanitária Mão Amiga; Centro de Apoio Familiar e de Aconselhamento Parental (CAFAP) “Raio de Sol… Para Todos”, de Albergaria-a-Velha; Rede Social de Sever do Vouga; Jornal “Terras do Vouga”; Jornal “Beira Vouga”.

Destinatários: Famílias: pais/indivíduos responsáveis por crianças e jovens menores de idade.

Resultados: Espera-se contribuir para a consolidação dos papéis da biblioteca pública na comunidade, que as famílias envolvidas desenvolvam competências parentais, pessoais e sociais que permitam o seu fortalecimento e o bem-estar das crianças. Espera-se contribuir para o reconhecimento de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Benefícios: As famílias desenvolvem competências parentais, pessoais e sociais que permitem o seu fortalecimento e o bem-estar das crianças.

ODS: 4. Educação de qualidade

Metas: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos: Espaços inclusivos onde os custos não sejam uma barreira para adquirir novos conhecimentos e habilidades;
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades: Acesso público a informação sobre saúde e bem estar nas bibliotecas públicas para contribuir com que todas as pessoas e famílias sejam saudáveis;
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares: Informação para apoiar o processo de tomada de decisões para combater a pobreza por parte da sociedade civil;
Desenvolver sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis: Espaços inclusivos e politicamente neutros para que as pessoas possam reunir-se e organizar-se.

Responsável: Andreia Amorim
Contacto: andreiaamorim @ cm-sever.pt

    0 Comments

    No Comment.