Resumo

A apresentação irá abordar o tema da adoção de software livre na resposta aos novos desafios da Administração Pública, como a interoperabilidade dos sistemas, a adoção de normas abertas, a neutralidade e independência do fornecedor de soluções, e a publicação livre de dados abertos do setor público.
A estratégia e os critérios usados até à data pela Administração Pública em Portugal, na adoção de soluções de software proprietário, tem sido apontada como a causa de graves disfunções, ineficiências e até insegurança, decorrentes da sua utilização.
As orientações, diretivas e boas práticas que chegam de outros países, apontam para a adoção de software livre como forma de alcançar os novos desafios referidos, apresentando o exemplo da solução de software livre Access to Memory para os Arquivos Públicos.

Público Alvo

Todos os funcionários da Administração pública e seus colaboradores internos e externos interessados no aproveitamento do potencial de utilização e adoção de software livre pela Administração Pública.

Orador

Ricardo Pinho

Programa

Conhecer os novos desafios da Administração pública, como a interoperabilidade dos sistemas, a adoção de normas abertas, a neutralidade e independência do fornecedor de soluções (Lei das Normas Abertas e Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital), e a publicação livre de dados abertos do setor público. (Diretiva Europeia 2019/1024 e a transposição para o quadro legal Português)
A compreender como as licenças de utilização que acompanham o software distinguem claramente o software proprietário do software livre, e de que forma as restrições de uso do software proprietário dificultam e limitam a Administração Pública de alcançar os novos desafios e como a liberdade de uso do software livre potencializa e facilita a sua concretização.
Conhecer a solução de software livre “Access To Memory” (AtoM) como exemplo de solução que permite e facilita a concretização dos desafios referidos pelos Arquivos Públicos e a história da comunidade internacional e nacional que está por detrás do seu desenvolvimento e suporte aos utilizadores.

Detalhes da Formação

  • Data(s): 17/10/202217/10/2022 (21h - 22h)
  • Duração : 1 hora
  • Local: Live Training (Zoom)
  • Código da formação: WB13_22
  • Preço Associado: gratuito € *
  • Preço Não Associado: 10 € *
  • Limite Inscrição: 10/10/2022
  • Estado: A Realizar

(* isento de IVA

Inscrição

A inscrição no Webinar deve ser submetida através do formulário de inscrição até 5 dias antes do início do webinar.
O pagamento deverá ser efetuado até ao dia limite de inscrição.