Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/hosting/bad.pt/wp-content/plugins/custom-post-types/custom-post-types.php on line 649

Área: | Tipo: Webinar | Nível: Intermédio

Resumo

Pretende-se com este webinar apresentar um resumo dos resultados de um questionário enviado em 2016-2017 aos 308 municípios portugueses, no âmbito de uma tese de doutoramento em Documentación, apresentada à Universidad de Alcalá, em Espanha, relativo à gestão dos processos de obra particulares, em que se alcançou uma taxa de resposta de 42,85%. Por conseguinte, este webinartem como objetivo interpretar e comunicar os resultados mais relevantes identificados nos municípios de Portugal, no que respeita à gestão desta unidade de informação, desde a produção, ou mesmo antes, até à sua difusão.

A interpretação desta unidade de informação assume grande significado, já que é aquela que, por um lado, é produzida em maior quantidade pelos serviços de qualquer município e, por outro, a mais procurada e a que provoca maior número de pedidos de reprodução pelos utilizadores dos respetivos arquivos, sendo bastante distinta do ponto de vista cronológico, tipológico, informativo e de suportes. É ainda, por regra, a que nestes serviços de informação possui maior afetação de colaboradores para a sua organização, descrição, conservação e comunicação. Ainda assim, trata-se de uma unidade de informação raramente estudada, não só em Portugal, mas na generalidade dos países, sendo quase inexistentes os artigos ou trabalhos académicos que a aprofundam.

Em síntese, os processos de obra particulares, para além do seu extraordinário valor primário (probatório, isto é, administrativo, legal ou financeiro), claramente a principal razão que determina a sua elevada procurada pelos utilizadores, internos e externos, dos arquivos municipais e outros serviços onde se podem encontrar, caraterizam-se por uma notável riqueza e diversidade informacional. Estes elementos concorrem decisivamente para que seja uma unidade de informação indispensável para o estudo da evolução urbanística e arquitetónica de qualquer cidade, justificando a sua conservação permanente nos arquivos, como testemunho da atividade da entidade produtora e da memória coletiva.

Público Alvo

Profissionais de Informação, dirigentes e decisores dos municípios e outros interessados.

Horário

23 de fevereiro de 2021, das 21h às 22h

Orador

Paulo Jorge dos Mártires Batista
CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e Arquivo Municipal de Lisboa

Detalhes da Formação

  • Data(s): 23/02/2021(21h00 - 22h00)
  • Duração : 1 hora
  • Local: Live Training (Zoom)
  • Código da formação: WB03_21
  • Preço Associado: 0 € *
  • Preço Não Associado: 10 € *
  • Limite Inscrição: 23/02/2021
  • Estado: Realizada

(* isento de IVA

Inscrição

As inscrições devem ser remetidas até 23 de fevereiro de 2021 ao Centro de Formação da BAD, através do formulário em linha. O pagamento deverá ser efetuado até 23 de fevereiro de 2021, utilizando os dados bancários da BAD.