A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular

José Augusto Chaves Guimarães, Mara Eliane Fonseca Rodrigues

Resumo


Partindo da concepção de pesquisa como mola mestra para um ensino de qualidade e considerando-se o facto de a mesma constituir uma das áreas curriculares acordadas para os cursos de Biblioteconomia do Mercosul, analisam-se, sob uma óptica histórica, as concepções de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos Encontros de Diretores e Docentes de Biblioteconomia do Mercosul (Porto Alegre, 1996; Buenos Aires, 1997; Santiago do Chile, 1998, Montevideu, 2000, Assunção, 2001 e Londrina, 2002) como subsídios para o delineamento de políticas de pesquisa para a graduação em Biblioteconomia no Mercosul. Para tanto, parte-se de uma reflexão teórica sobre pesquisa no ensino (e, em especial, no ensino de Biblioteconomia) para, a seguir, analisar a evolução das discussões da área curricular 6 – Investigação – levadas a cabo no âmbito dos referidos eventos.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Parceiro institucional:

EBSCO