Apresentação
O Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM), aprovado pelo Conselho Diretivo Nacional da BAD em abril de 2012, procura pensar o Museu como um centro de produção de conhecimento ao assumir o objeto de museu como documento e o acervo da instituição museológica, existente nas Reservas, Arquivo, Biblioteca ou Centro de Documentação como um todo unitário nas suas inter‐relações informacionais. A visão integradora do acervo do Museu implica um maior enfoque nas potencialidades informativas do acervo, contribuindo assim para uma mais eficiente gestão de toda a informação sobre património produzida em contexto museológico.
Utiliza‐se o conceito operatório de sistema de informação em museus (SIM) enquanto conjunto ordenado de elementos inter‐relacionados que reúne, armazena, processa e faculta informação considerada relevante para a missão e funcionamento da entidade museológica. Este sistema é centrado na coleção e na prática museológica. Entende‐se aqui a coleção como um conceito abrangente que compreende todos os acervos museológicos, independentemente da sua natureza ou suporte, incluindo espécimes bibliográficos e arquivísticos existentes no museu ou que com ele possam ser inter‐relacionados. Ao procurar a interoperabilidade com sistemas análogos, o SIM obedece às normas nacionais e internacionais no âmbito da museologia, arquivística e biblioteconomia, nas suas três vertentes essenciais: estrutura de dados, terminologia e procedimentos.
Objetivos Estratégicos
- Constituir‐se como uma plataforma de reflexão e dinamização do diálogo e articulação entre todos os profissionais da informação no universo dos acervos museológicos;
- Desenvolver encontros, seminários e outras iniciativas de valorização profissional;
- Apresentar‐se como parceiro ativo na sociedade civil no que diz respeito à gestão da informação dos acervos museológicos e à sua importância estratégica na área do património cultural.
Coordenação
Coordenação (triénio 2024-2026)
- Ana Margarida Dias da Silva (Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra)
- Leonor Calvão Borges (Assembleia da República)
Atividade
Documentos e Publicações
Todos os documentos e publicações do GT-SIM estão disponíveis
- no repositório Zenodo,
- no Notícia BAD na categoria Informação em Museus.
Eventos
- Painel Desafios dos sistemas de informação na missão museológica no 11º Congresso Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2012), que se constituiu como a primeira apresentação pública do grupo de trabalho.
- Encontro de Outono Sistemas de Informação em Museus: Estado da Arte em Portugal, organização conjunta BAD e ICOM Portugal (2013), que possibilitou a realização de um ponto da situação a nível nacional e internacional no que diz respeito a políticas, normas, procedimentos e projetos recentes.
- Ciclo de debates “Bibliotecas, Arquivos e Museus: acesso à informação” (2016), organizado em colaboração com a Acesso Cultura e a delegação BAD Norte. Neste debate, realizado em quatro cidades diferentes, foi abordado o acesso às coleções, fundos documentais e arquivísticos à guarda das instituições e de que formas podem as bibliotecas, arquivos e museus facilitar o acesso continuado às suas coleções.
- Workshops
- O desenvolvimento de normas para a gestão da informação em museus (22/10/2020)
- Ciência Cidadã: conceitos, projetos e práticas (22/04/2021)
- Workshop BAM! Precisamos de normas! Normas e modelos de dados em B(ibliotecas), A(rquivos) e M(useus) (Lisboa, 22/10/2021)
- Conferências do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus
- 1ª Conferência GTSIM (Porto, 30/09/2016)
- 2ª Conferência GTSIM (Évora, 06/11/2017)
- 3ª Conferência GTSIM (Lisboa, 08/11/2019)
- 4ª Conferência GTSIM (Lisboa, 11/11/2022)
Participação em Encontros
- III Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus (2014)
- IV Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus (2017)
- III Congresso ISKO Espanha e Portugal; XIII Congresso ISKO Espanha (ISKO) (2017)
- CIDOC Annual Conference (2017)
Iniciativas em Curso
Metodologias e procedimentos nos sistemas de informação dos museus
Desde a sua formação, o GT-SIM sentiu a necessidade de ancorar o seu trabalho em metodologias e procedimentos normalizados com o intuito de auxiliar e formar os profissionais que desenvolvem a sua atividade nos museus. Para a concretização desse objetivo foram criadas diferentes sublinhas, trabalhando, cada uma delas, em frentes distintas mas de forma complementar:
- Representação da informação e os sistemas de organização do conhecimento nos museus
- Tradução da norma SPECTRUM 5 para gestão das coleções de museus
- Avaliação para gestão de coleções em museus
Centro de Documentação Virtual
Este importante recurso visa proporcionar a todos os membros do GT-SIM um Centro de Documentação Virtual com recursos de informação relacionados com as áreas de investigação do grupo de trabalho.
Na verdade, houve a necessidade de organizar criticamente inúmeros recursos de informação, privilegiando a disponibilização desses mesmos documentos em acesso aberto na internet. O principal esforço foi canalizado para a construção de linguagens documentais que permitiram a sua análise e recuperação, o que se entendeu, desde sempre, ser uma mais-valia deste projeto.
Estão reunidos atualmente, na plataforma Zotero mais de 500 referências a recursos de informação relacionados com a temática do grupo de trabalho, nomeadamente com a gestão e sistemas de informação em museus e suas bibliotecas e arquivos, bem como com a documentação e normalização documental dos acervos.
Seminários, conferências e encontros e formação
O grupo de trabalho participa ativamente no plano de formação da BAD com a realização de webinars, seminários, e outros eventos, direcionados para a área temática dos sistemas de informação em museus, que visam a valorização profissional.
Promoção e divulgação da atividade do GT-SIM
Ação continuada de comunicação que tem como principais objetivos dar visibilidade ao trabalho desenvolvido desde a sua conceção e constituir uma rede de relacionamentos profissionais, tendo em vista a partilha, o diálogo e a reflexão sobre temas relacionados com a gestão de informação no âmbito dos acervos museológicos. Salientam-se três principais meios de comunicação: