Apresentação

O Grupo de trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior foi constituído em 2012 e é composto por profissionais de bibliotecas e serviços de documentação de instituições do sistema científico e de ensino superior de Portugal, com a participação ativa de cerca de trinta elementos, tendo tido já mais de 50 elementos inscritos.

O Grupo está alicerçado em três eixos de atuação:

  1. Intervenção política e institucional;
  2. transferência de saberes e desenvolvimento da comunidade profissional;
  3. projetos inovadores e desenvolvimento das Bibliotecas de Ensino Superior (BES).

A ação do grupo tem os seguintes objetivos:

  • Potenciar formas de cooperação entre profissionais e instituições das BES;
  • Gerar transferência de saberes para um conhecimento mais aprofundado no domínio das BES;
  • Promover projetos de desenvolvimento técnico na comunidade;
  • Acompanhar de forma atenta e crítica os projetos relevantes no campo da ciência e ensino;
  • Melhorar o contributo das BES e a sua relevância social;
  • Procurar novas oportunidades e projetos inovadores de intervenção pública.

Coordenação

Coordenação (triénio 2021-2023)

  • Pedro Príncipe, Universidade do Minho

Atividades do Grupo

Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior

O GT-BES promove desde 2013 este evento trienal propondo-se gerar um espaço de encontro entre profissionais que promova o conhecimento e a exploração dos desafios e das tendências para as bibliotecas e que valorize as boas práticas e os projetos relevantes em curso nas instituições portuguesas, potenciando sinergias e oportunidades de colaboração e procurando gerar dinâmicas de afirmação e evolução na comunidade.
Eventos BAD

Programa de Mobilidade das BES: “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca”

“A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca” tem como objetivo promover a colaboração e o conhecimento das Bibliotecas do Ensino Superior portuguesas, entre os profissionais da área, através da realização de visitas de trabalho de curta duração, tendo em vista a troca de experiências e o contacto in loco e hands on com boas práticas, dos quais poderão igualmente resultar parcerias e projetos em rede. Neste programa criado em 2014, pretende-se que os visitantes cumpram o horário normal de trabalho e haja a possibilidade de interação direta, quer com os colaboradores, quer com os utilizadores da biblioteca ou serviço.
Mobilidade das BES

Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior

As recomendações visam propor eixos de intervenção prioritários para os quais as Bibliotecas de Ensino Superior devem estabelecer estratégias e planos de ação efetiva a curto e médio prazo. O GT-BES propôs pela primeira vez recomendações para o triénio 2016-2018, tendo apresentado as recomendações para o triénio 2020-2022 destinadas a todos os profissionais de informação das BES de Portugal, bem como às estruturas de tutela das IES.
Recomendações BES

Diretório das Bibliotecas de Ensino Superior

O Diretório tem como objetivo reunir num mesmo ponto de acesso online a informação relativa a todas as Bibliotecas e Centros de Documentação do Ensino Superior português, funcionando como uma ferramenta para facilitação de contactos e informação, servindo de referência para profissionais, alunos e investigadores. Os contactos incluídos no diretório têm sido a base da disseminação das atividades do grupo e das iniciativas mais relevantes da associação para a área das Bibliotecas de Ensino Superior.
Diretório das BES

Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal

O Projeto “Indicadores BES” visa a aplicação de indicadores Estatísticos comuns às Bibliotecas das IES de Portugal, apresentando-se com os seguintes objetivos: i) Descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos da Biblioteca, relatando a realidade nas BES portuguesas; ii) Possibilitar a criação de uma ferramenta de benchmarking para as Bibliotecas, fomentando a melhoria de processos e funções das BES portuguesas; iii) Potenciar a aplicação de um instrumento prospetivo na Biblioteca, aprofundando atividades de planificação, organização e gestão nas BES portuguesas.
Indicadores Estatísticos BES

Comunidade de Prática de Formadores

O papel dos profissionais das BES na área da formação e literacias tem vindo a reforçar-se e consequentemente a necessidade de mais e melhor capacitação para fazer face à emergência de novas competências. O GT-BES arrancou em 2021 com a comunidade de prática de formadores para desenvolver competências pedagógicas e de comunicação nos profissionais das BES. Muitos destes formadores exercem a sua atividade muito pouco apoiados ou solitariamente, pelo que a partilha de práticas, ferramentas e recursos é de grande importância e ajuda.
Comunidade de Prática de Formadores

Ciclo Anual de Webinars

O grupo propõe anualmente a organização de uma série de webinars com foco em temáticas que promovem o aprofundamento da Recomendações para a BES.

Documentos e publicações

Carvalho, Cátia, Silva, Diana, Príncipe, Pedro, Correia, Antónia, & Pinto, Maria João. (2021). Relatório e Conclusões do evento de arranque da Comunidade de Prática de Formadores em Bibliotecas de Ensino Superior.
https://doi.org/10.5281/zenodo.5750036

Principe, Pedro, Vargues, Maria Margarida, Inácio, Ana, Aurindo, Maria José, Lopes, Susana, Amante, Maria João, Pinto, Maria João, Cunha, Thiago, & Nunes, Isabel Pireza. (2020). Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: guia de aplicação (1.0).
https://doi.org/10.5281/zenodo.3866667

Principe Pedro, Silva Diana, Sanches Tatiana, Lopes Susana, Pereira Ana Alves, Lopes Carlos, Antunes Maria Luz, Carvalho Madalena, Vargues Maria Margarida, Saraiva Paula Sousa, Aurindo Maria José, Martins Teresa Alcobia, Amante Maria João, Cunha Thiago, Guerreiro Dália, Carvalho Margarida de, Pireza Isabel, Gonçalves Ana, Carvalho Cátia, … Correia Maria Antónia. (2020). Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal 2020-2022.
https://doi.org/10.5281/zenodo.3841363

Príncipe, Pedro, Lopes, Susana, Amante, Maria João, Pinto, Maria João, Moreno, Manuel, Estácio, Pedro, Vargues, Margarida, Baptista, Luiza Margarida, Rebolho, Isabel, Silva, Diana, & Vieira, André. (2017). Relatório e conclusões do 1º Workshop das Bibliotecas de Ensino Superior: Indicadores estatísticos para as Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal. Workshop das Bibliotecas de Ensino Superior (Workshop das BES), Lisboa.
https://doi.org/10.5281/zenodo.1041007

Príncipe, Pedro, Lopes, Susana, Ramalho, Alfredo, Gonçalves, Ana, Carvalho, Ana Maria, Lopes, Carlos, Silva, Diana, Carvalho, Madalena, Correia, Maria Antónia, Costa, Maria Elvira Pita da, Amante, Maria João, Saraiva, Paula Couto, & Sanches, Tatiana. (2016). Relatório e conclusões do 3º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior. Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior (Encontro BES), Porto, Portugal.
https://doi.org/10.5281/zenodo.835760

Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior. (2015). Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal – 2016.
https://doi.org/10.5281/zenodo.835758

Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior. (2014). Relatório e conclusões do 2º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior. Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior (Encontro das BES), Aveiro, Portugal.
https://doi.org/10.5281/zenodo.835753