Apresentação

O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GTAM) tem a sua génese na realização do 1.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, que ocorreu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1987. Desde então, já foram realizados treze Encontros Nacionais de Arquivos Municipais, com uma periodicidade irregular, mas que acompanhou os momentos chave que marcaram os saltos qualitativos da evolução da gestão da informação nos municípios portugueses. O GTAM tem pautado a sua atuação das mais diversas formas, nomeadamente, com a participação em seminários, ciclos de conferências e outros fóruns; colaboração com outros grupos de trabalho da BAD; sensibilização de grupos profissionais parceiros, como os informáticos, sublinhando o papel dos arquivistas na gestão eletrónica de documentos; promoção do trabalho em rede, sob o lema “ (Con) vencer em rede”; elaboração de documentos técnicos e sobretudo na ação como grupo de pressão em defesa dos profissionais de arquivo e dos serviços de arquivo.

Coordenação

  1. Helena Neves (Município de Lisboa)
  2. Filomena Machado (Município de Santarém)
  3. Vítor Marinho (Município de Ponte da Barca)
  4. Miguel Narciso (Município de Leiria)
  5. Carla Eiriz (Município de Vila Real)
  6. Sandra Patrício (Município de Sines)
  7. Alexandra Lourenço (Secretaria-Geral do Ministério da Justiça)
  8. Isabel Campaniço (Município de Beja)
  9. Filipe Leitão (Município de São Pedro do Sul)
  10. Maranhão Peixoto (Esposende 2000)

Atividade

Atividades em Curso

  1. Realização de um conjunto de diligências, junto das entidades responsáveis, para a publicação do Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais conforme a Lista Consolidada uma vez que o GTAM reconhece que a atualmente Administração Local carece de um instrumento regulador que promova a eficácia e conformidade na gestão documental.
  2. Constituição de grupo de trabalho para a promoção da constituição e funcionamento de Redes de Arquivos Municipais enquanto espaços de partilha e de cooperação entre profissionais e serviços de informação.
  3. Constituição de grupo de trabalho dedicado ao MOREQ 2010 para a elaboração orientações tendo em vista a:
    • Harmonização das aplicações de gestão documental ao MOREQ 2010;
    • Produção de requisitos técnicos baseados no MOREQ 2010 a considerar na contratação de aplicações de gestão documental.

Participação em Eventos

  1. Participação nas XXI Jornadas de Archivos Municipales de Madrid, realizadas entre 26 e 28 de maio de 2021, através da comunicação intitulada “Marcar a diferença em tempos de crise: o papel de um grupo de trabalho”
    Vídeo | Texto

Organização de Encontros

  1. Encontro Nacional de Arquivos Municipais
  2. Jornadas de Gestão da Informação – Interação entre Arquivistas e Informáticos
  3. 1º Encontro Nacional de Redes de Arquivo: (Con)vencer em rede