O Prémio Raul Proença, atualmente com o valor de 3000,00 €, foi instituído pela BAD em 1998, para publicações inéditas na área da Informação e Documentação. Consequente com os seus fins estatuários e com o seu percurso anterior em defesa da melhoria dos serviços e da qualificação dos profissionais, a BAD entendeu instituir o Prémio Raul Proença “para distinguir trabalhos realizados no âmbito da Biblioteconomia, da Arquivística e da Ciência da Informação, tendo como principais objetivos estimular a investigação e desenvolver o estudo das qualificações, técnicas e práticas profissionais bem como da política, dos programas e recursos nacionais de informação e da sua inserção e interação na sociedade”.

Para designar o prémio, o nome de Raul Proença surgiu natural e pacificamente. Cidadão vertical e vulto da cultura portuguesa, Raul Proença foi um destacado bibliotecário, perfilhando conceções modernas, inovador no seu tempo e cuja atividade mereceu mesmo reconhecimento internacional.

A vida e a obra de Raul Proença como Homem e enquanto bibliotecário servirão certamente de inspiração para muitos e excelentes trabalhos candidatos ao prémio, os quais constituirão uma preciosa ajuda para as bibliotecas e os arquivos portugueses melhor definirem os caminhos que terão de percorrer no século XXI e para os respetivos profissionais se posicionarem como atores de primeiro plano na Sociedade da Informação.

Prémio Raul Proença – edição 2022

O Prémio Raul Proença foi atribuído ao trabalho “A Ciência da Informação em Portugal (1989-2016): uma análise bibliométrica às fontes primárias de comunicação formal”, da autoria de Silvana Augusta Figueiredo Martins Remédio Pires Roque de Oliveira.

Este prémio foi instituído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação e Documentação em 1998 e conta com apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Reuniões do Júri do prémio: Ata nº 1 (28 de março de 2023) | Ata nº 2 (24 de abril de 2023)

Candidaturas ao Prémio Raul Proença – edição 2022

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Raul Proença, edição de 2022, com o prazo para a submissão dos trabalhos a terminar dia 15 de março. Este prémio foi instituído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação em 1998 e conta com apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O Prémio Raul Proença visa distinguir trabalhos realizados no âmbito da Biblioteconomia, da Arquivística e da Ciência da Informação, tendo como principais objetivos estimular a investigação e desenvolver o estudo das qualificações, das técnicas e das práticas profissionais, bem como das políticas, dos programas e dos recursos de informação e respetiva integração na sociedade.

Datas importantes – Prémio Raul Proença 2022:

  • Anúncio da abertura de candidaturas – 30 de dezembro de 2022
  • Período de submissão: 30 de dezembro de 2022 a 15 de março de 2023
  • Avaliação: 16 de março a 25 de abril de 2023
  • Notificação de autores: 25 de abril a 2 de maio de 2023
  • Cerimónia de atribuição do prémio: 3 de maio de 2023

O regulamento do Prémio foi revisto pela BAD no ano de 2021 e o apoio aprovado pela DGLAB em 2022, sendo que a sua periodicidade passou a ser bienal. O Prémio é constituído por um diploma e um valor pecuniário de € 3.000 (três mil euros), cujo patrocínio é assegurado pela DGLAB, com a comparticipação da BAD.

Candidatura

A formalização da candidatura é efetuada mediante a submissão de formulário próprio, disponível na plataforma de publicações da BAD e acessível via https://publicacoes.bad.pt/ebooks/index.php/bad/about/submissions.

Prémios Atribuídos

  1. 2022
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2022, ao trabalho “A Ciência da Informação em Portugal (1989-2016): uma análise bibliométrica às fontes primárias de comunicação formal”, da autoria de Silvana Augusta Figueiredo Martins Remédio Pires Roque de Oliveira.
    Atas das reuniões do júri
  2. 2014
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2014, ao trabalho “Óculos, coque e Shhh!: Um olhar sobre a auto-imagem e o estereótipo do bibliotecário em Portugal”, da autoria de Sílvia Isabel Pinto Cardoso.
    Ata da Reunião do Júri
  3. 2013
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2013, ao trabalho “O contributo da literacia da informação para a pedagogia universitária: um desafio para as bibliotecas académicas”, da autoria de Tatiana Luena Baptista e Sanches.
    Ata da Reunião do Júri
  4. 2012
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2012, ao trabalho “As bibliotecas itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural. O caso da Biblioteca Andarilha de Beja – extensão móvel da Biblioteca Municipal de Beja”, da autoria de Maria Silvério Morais.
    Ata da Reunião do Júri
  5. 2011
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2011, ao trabalho “O acesso aos registos e arquivos administrativos na era da Internet”, da autoria de Sérgio Manuel Pratas.
    Ata da Reunião do Júri
  6. 2010
    Por deliberação do Júri, o Prémio Raul Proença 2010 não foi atribuído.
    Ata da Reunião do Júri
  7. 2009
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2009, ao trabalho “Políticas, mediadores e utilizadores de informação europeia: abordagem diacrónica e comparativa”, da autoria de Ana Lúcia Silva Terra.
    Ata da Reunião do Júri
  8. 2008
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2008, ao trabalho “Desafios profissionais da Gestão Documental”, da autoria de Júlio Rafael António.
    Ata da Reunião do Júri
  9. 2007
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2007, ao trabalho “O acesso à Documentação Cartográfica: A Situação em Portugal”, da autoria de Maria Joaquina Esteves Feijão.
    Ata da Reunião do Júri
  10. 2006
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2006, ao trabalho “Para o estudo do paradigma patrimonialista e custodial: a Inspecção das Bibliotecas e Arquivos e o contributo de António Ferrão (1887-1965)”, da autoria de Cândida Fernanda Antunes Ribeiro.
    Ata da Reunião do Júri
  11. 2005
    Por deliberação do Júri, o Prémio Raul Proença 2005 não foi atribuído.
  12. 2004
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2004, ao trabalho “Análise comparativa da aplicação do modelo relacional e do formalismo RDF à modelação de dados legislativos”, da autoria de Helena Margarida Mendes Ferrão Simões Patrício.
  13. 2003
    Em 2003, o Prémio não foi atribuído por falta de candidaturas.
  14. 2002
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2002, ao trabalho “Aprender a inovar: guia para o desenvolvimento de competências de informação e documentação”, da autoria de Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto e Paula Alexandra Ochôa de Carvalho.
  15. 2001
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 2001, ao trabalho “As bibliotecas no Liberalismo: da livraria conventual à biblioteca pública – alteração de paradigma e mudanças de públicos”, da autoria de Paulo Jorge dos Santos Barata. A obra foi publicada pela Biblioteca Nacional.
  16. 2000
    Por deliberação do Júri, o Prémio Raul Proença 2000 não foi atribuído.
  17. 1999
    Em 1999, o Prémio não foi atribuído por falta de candidaturas.
  18. 1998
    O Prémio Raul Proença foi atribuído, no ano de 1998, ao trabalho “Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação”, da autoria de Armando Malheiro da Silva, Fernanda Ribeiro, Júlio Sousa Ramos e Manuel Luís Real. A obra foi publicada pelas Edições Afrontamento.

Raul Proença, por Bottelho
Prémio 2022