Agradecemos a todas as instituições, através dos seus profissionais, que dedicaram tempo na resposta ao inquérito, que nos telefonaram e contactaram por email para uma melhor resolução nas suas respostas.
Um Bem-haja a todos os que colaboraram nesta iniciativa e que permitiu, pela primeira vez em Portugal, a construção de um retrato da realidade sobre os recursos humanos que compõem o universo da informação.

A síntese dos resultados nacionais do Inquérito sobre os Profissionais da Informação: 2021 a 2023, foram apresentados publicamente, no dia 8 de dezembro 2023, nas Comemoração dos 50 Anos da BAD.

O objetivo principal para a realização do inquérito foi querer conhecer a realidade profissional dos profissionais de informação a nível regional e nacional e contribuir para um estudo com informação relevante que permita à Associação de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD) e a outros, trabalhar na linha da defesa e valorização da profissão e seus profissionais e construir propostas que visem a melhoria do setor.
Assim, carateriza-se os profissionais da informação e os responsáveis dos serviços de informação quanto ao seu número, sexo, função, categoria profissional, habilitações literárias, formação na área da Ciência da Informação e Documentação/ Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, formação contínua, nacionalidade e a participação das instituições em associações profissionais da área.

Este inquérito foi respondido por 765 instituições portuguesas de vários setores da sociedade: Administração Local e Central, Ensino Superior, Empresas, Entidades religiosas, etc. Foram consultados outras fontes, para os dados sobre os alguns Arquivos Municipais, o estudo “Os profissionais de informação nos arquivos municipais em Portugal: Identificação e caraterização” de Macedo, L. S. A. de, Centenico, A., Silva, C. G. da, Filipe, A. L. J., Gonçalves, J. P., & Almeida, P. (2023); e para os dados sobre a Rede de Bibliotecas Escolares, o relatório “Recursos Humanos 2023: Rede de Bibliotecas Escolares”.

As variáveis analisadas no inquérito, para os responsáveis dos serviços de informação e documentação, foram: o sexo, a função/cargo, categoria profissional, as habilitações literárias, as habilitações literárias/formação na área da Ciência da Informação e Documentação e região NUTS II onde trabalha. Fez-se, também, o cruzamento do nº responsáveis por função/cargo; nº responsáveis por sexo; nº responsáveis por sexo e NUTS II; nº de responsáveis por sexo, categoria profissional e NUTS II; nº responsáveis por categoria profissional por NUTS II; nº responsáveis por habilitações literárias por NUTS II; nº responsáveis por habilitações literárias CID por NUTS II; totais regionais e nacionais.

Para a caraterização dos Profissionais de Informação (PI), cruzou-se os dados: nº PI por sexo; nº PI por sexo e categoria profissional; nº PI por categoria profissional por NUTS II; nº PI por categoria profissional, sexo e NUTS II; nº PI por faixa etária; nº PI por faixa etária por NUTS II; nº PI Portadores de deficiência; nº PI por nacionalidade; nº PI por habilitações literárias por categoria profissional; nº PI por habilitações literárias por NUTS II; nº PI por habilitações literárias CID/BAD; nº PI por formação contínua 2018-2021; nº PI por formação contínua 2018-2021 por NUTS II e categoria profissional; Nº PI portadores de deficiência; entidades formadoras e participação das instituições em associações profissionais da área; totais regionais e nacionais.

No estudo, para além dos resultados e discussão e considerações finais, irá traçar-se o perfil do profissional responsável pelos serviços de informação e do profissional de informação, nos vários setores e instituições da sociedade portuguesa.

No início do ano 2024, a BAD publicará este Estudo sobre os Profissionais de Informação em Portugal (2021-2023), com os resultados e conclusões deste inquérito, de autoria de Luísa Alvim e Margarida Vargues.

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa publicou:

OS PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÃO NOS ARQUIVOS MUNICIPAIS EM PORTUGAL
IDENTIFICAÇÃO E CARATERIZAÇÃO | Aceda aqui ao estudo!

Quem são os profissionais de informação em Portugal? Quantos são? Que categoria profissional possuem? Que habilitações literárias detêm? Qual a idade média e o sexo dos profissionais? Qual a região de Portugal que tem mais profissionais? Quantos profissionais existem com qualificações e formação na área da informação e documentação? Quantos profissionais realizaram formação contínua na área nos últimos dois anos? Quais as nacionalidades dos profissionais estrangeiros a trabalhar em Portugal? Qual a região do país com mais necessidades para capacitar os profissionais? Que habilitações têm os profissionais com determinadas categorias? Em que setor da sociedade trabalham mais profissionais? Na Administração Central trabalham mais profissionais nesta área? Nos organismos municipais existem profissionais com habilitações literárias para exercer funções em bibliotecas e arquivos? Quem são os responsáveis dos serviços de informação em Portugal? Que cargo exercem nas instituições?

Estas são algumas das questões que foram respondidas no Inquérito por questionário que a BAD – através da Comissão Técnica da Profissão – realizou de 2021 até 2023, junto dos serviços de informação, bibliotecas, arquivos, centros de documentação e outros. Foram inquiridas as instituições dos municípios, do Ensino Superior, da Administração Central, de Associações, de Ordens profissionais, etc.