Apresentação

O Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM), aprovado pelo Conselho Diretivo Nacional da BAD em abril de 2012, procura pensar o Museu como um centro de produção de conhecimento ao assumir o objeto de museu como documento e o acervo da instituição museológica, existente nas Reservas, Arquivo, Biblioteca ou Centro de Documentação como um todo unitário nas suas inter‐relações informacionais. A visão integradora do acervo do Museu implica um maior enfoque nas potencialidades informativas do acervo, contribuindo assim para uma mais eficiente gestão de toda a informação sobre património produzida em contexto museológico.

Utiliza‐se o conceito operatório de sistema de informação em museus (SIM) enquanto conjunto ordenado de elementos inter‐relacionados que reúne, armazena, processa e faculta informação considerada relevante para a missão e funcionamento da entidade museológica. Este sistema é centrado na coleção e na prática museológica. Entende‐se aqui a coleção como um conceito abrangente que compreende todos os acervos museológicos, independentemente da sua natureza ou suporte, incluindo espécimes bibliográficos e arquivísticos existentes no museu ou que com ele possam ser inter‐relacionados. Ao procurar a interoperabilidade com sistemas análogos, o SIM obedece às normas nacionais e internacionais no âmbito da museologia, arquivística e biblioteconomia, nas suas três vertentes essenciais: estrutura de dados, terminologia e procedimentos.

Objetivos Estratégicos

  1. Constituir‐se como uma plataforma de reflexão e dinamização do diálogo e articulação entre todos os profissionais da informação no universo dos acervos museológicos;
  2. Desenvolver encontros, seminários e outras iniciativas de valorização profissional;
  3. Apresentar‐se como parceiro ativo na sociedade civil no que diz respeito à gestão da informação dos acervos museológicos e à sua importância estratégica na área do património cultural.

Coordenação

Coordenação (triénio 2024-2026)

  • Ana Margarida Dias da Silva (Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra)
  • Leonor Calvão Borges (Assembleia da República)

Atividade

Documentos e Publicações

Todos os documentos e publicações do GT-SIM estão disponíveis

  1. no repositório Zenodo,
  2. no Notícia BAD na categoria Informação em Museus.

Eventos

  1. Painel Desafios dos sistemas de informação na missão museológica no 11º Congresso Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2012), que se constituiu como a primeira apresentação pública do grupo de trabalho.
  2. Encontro de Outono Sistemas de Informação em Museus: Estado da Arte em Portugal, organização conjunta BAD e ICOM Portugal (2013), que possibilitou a realização de um ponto da situação a nível nacional e internacional no que diz respeito a políticas, normas, procedimentos e projetos recentes.
  3. Ciclo de debates “Bibliotecas, Arquivos e Museus: acesso à informação” (2016), organizado em colaboração com a Acesso Cultura e a delegação BAD Norte. Neste debate, realizado em quatro cidades diferentes, foi abordado o acesso às coleções, fundos documentais e arquivísticos à guarda das instituições e de que formas podem as bibliotecas, arquivos e museus facilitar o acesso continuado às suas coleções.
  4. Workshops
    1. O desenvolvimento de normas para a gestão da informação em museus (22/10/2020)
    2. Ciência Cidadã: conceitos, projetos e práticas (22/04/2021)
    3. Workshop BAM! Precisamos de normas! Normas e modelos de dados em B(ibliotecas), A(rquivos) e M(useus) (Lisboa, 22/10/2021)
  5. Conferências do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus

Participação em Encontros

  1. III Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus (2014)
  2. IV Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus (2017)
  3. III Congresso ISKO Espanha e Portugal; XIII Congresso ISKO Espanha (ISKO) (2017)
  4. CIDOC Annual Conference (2017)

Iniciativas em Curso

Metodologias e procedimentos nos sistemas de informação dos museus

Desde a sua formação, o GT-SIM sentiu a necessidade de ancorar o seu trabalho em metodologias e procedimentos normalizados com o intuito de auxiliar e formar os profissionais que desenvolvem a sua atividade nos museus. Para a concretização desse objetivo foram criadas diferentes sublinhas, trabalhando, cada uma delas, em frentes distintas mas de forma complementar:

  1. Representação da informação e os sistemas de organização do conhecimento nos museus
  2. Tradução da norma SPECTRUM 5 para gestão das coleções de museus
  3. Avaliação para gestão de coleções em museus

Centro de Documentação Virtual

Este importante recurso visa proporcionar a todos os membros do GT-SIM um Centro de Documentação Virtual  com recursos de informação relacionados com as áreas de investigação do grupo de trabalho.

Na verdade, houve a necessidade de organizar criticamente inúmeros recursos de informação, privilegiando a disponibilização desses mesmos documentos em acesso aberto na internet. O principal esforço foi canalizado para a construção de linguagens documentais que permitiram a sua análise e recuperação, o que se entendeu, desde sempre, ser uma mais-valia deste projeto.

Estão reunidos atualmente, na plataforma Zotero mais de 500 referências a recursos de informação relacionados com a temática do grupo de trabalho, nomeadamente com a gestão e sistemas de informação em museus e suas bibliotecas e arquivos, bem como com a documentação e normalização documental dos acervos.

Seminários, conferências e encontros e formação

O grupo de trabalho participa ativamente no plano de formação da BAD com a realização de webinars, seminários, e outros eventos, direcionados para a área temática dos sistemas de informação em museus, que visam a valorização profissional.

Promoção e divulgação da atividade do GT-SIM

Ação continuada de comunicação que tem como principais objetivos dar visibilidade ao trabalho desenvolvido desde a sua conceção e constituir uma rede de relacionamentos profissionais, tendo em vista a partilha, o diálogo e a reflexão sobre temas relacionados com a gestão de informação no âmbito dos acervos museológicos. Salientam-se três principais meios de comunicação:

  1. Notícia BAD
  2. Mailing List (gt-sim@lists.bad.pt)
  3. Facebook