O Projeto Literacia mediática da informação – Conexões comunitárias (MIL-CC) foi concebido para capacitar os bibliotecários e outros profissionais que trabalham em bibliotecas, especialmente em bibliotecas públicas, com as competências e a confiança necessárias para organizar, implementar e avaliar projetos comunitários que irão promover a Literacia Informacional Mediática (MIL), com foco no combate à desinformação e à utilização da IA. O projeto MIL CC baseia-se nas relações existentes entre os académicos da AMI e os funcionários das bibliotecas públicas da Irlanda, Espanha e Portugal para proporcionar um curso de formação híbrido a até 150 bibliotecários (50 por país). O curso MIL CC pretende fazer face a três grandes desafios enfrentados pelas bibliotecas públicas atualmente:

  1. Os bibliotecários carecem frequentemente de formação em literacia mediática e da informação (AMI) e de competências cruciais, especialmente na era da IA genérica;
  2. Apesar da disponibilidade de recursos da AMI de elevada qualidade e de utilização gratuita, muito poucos estão adaptados às necessidades específicas das bibliotecas e dos seus utilizadores;
  3. As estruturas das bibliotecas e os contextos comunitários variam muito em toda a Europa, mas os recursos da AMI são frequentemente criados sem considerar as questões de tradução e adaptação.

Este curso MIL CC foi desenvolvido para apoiar os bibliotecários em três fases essenciais de aprendizagem:

  • Reforçar e melhorar a atual Literacia Informacional Mediática (AMI) dos bibliotecários, especialmente no que diz respeito ao combate à desinformação e à utilização da IA. Isto será conseguido através do desenvolvimento das suas competências, conhecimentos, atitudes, valores e capacidades, bem como do fornecimento e sinalização de recursos relevantes.
  • Elaborar e implementar projetos de AMI criados especificamente para a comunidade na qual a biblioteca se encontra e para a diversidade de visitantes da biblioteca. Estes projetos devem ter em conta as necessidades locais, os intervenientes locais e o contexto local, de forma a criar actividades significativas e relevantes.
  • Identificar e implementar estratégias para monitorizar e avaliar os projetos de ML e atividades associadas criadas pelos bibliotecários, incluindo a recolha e análise de dados, de múltiplas fontes, do projeto e das atividades associadas (por exemplo, planeadas e atividades implementadas; participantes; aprendizagem; bibliotecários; desempenho, através da autorreflexão e avaliação dos participantes).

Serão também produzidos planos de sustentabilidade para os projetos. Esta formação consistirá em formação presencial/online ministrada pela equipa MIL CC, bem como em aprendizagem autoguiada. Os padrões para a criação, implementação e avaliação destes projetos liderados por bibliotecários serão estabelecidos utilizando uma metodologia de co-design e validados por parceiros de apoio nacionais e um grupo consultivo de peritos internacionais. Para aumentar o alcance e o potencial do projeto global do MIL CC, todos os materiais e normas de formação serão publicados sob uma licença Creative Commons e amplamente promovidos através de redes existentes (por exemplo, EDMO) e de uma rede de bibliotecas interligadas, a fim de facilitar ainda mais a transferência de conhecimento e experiência.

Notícias

A disponibilizar brevemente no Notícia BAD.