Descrição
A Associação Parasita procura arquivista para tratar a documentação compilada no âmbito do projecto Para Uma Timeline a Haver, cuja sétima e última edição tomou o nome de dança não dança.
O trabalho será levado a cabo em regime de tempo parcial e por um período de 3 meses, desenvolvendo-se em moldes mistos, presencialmente, no escritório da Parasita (Espaço da Penha, Lisboa) e remotamente, mediante combinação.
Dada a especificidade dos materiais e dos seus suportes, a selecção da pessoa arquivista será levada a cabo mediante uma entrevista a que se seguirá a apresentação de um esboço de plano de catalogação da informação.
Funções
- Sistematizar a documentação (física e digital) reunida ao longo das várias edições do projecto Para uma Timeline a Haver, tendo especial atenção à proveniência dos fundos documentais, aos suportes e/ou outras informações consideradas relevantes.
- Propor um plano de catalogação, metadados, e manutenção que, mantendo as especificidades do acervo, o torne consultável mediante pedido e, como tal, em diálogo com outros acervos.
- Implementar o referido plano e delimitar regras claras para a sua manutenção, tornando-o passível de durar no tempo e de ser facilmente apreensível pelos guardiões do acervo e pelos utilizadores.
- Ajudar a criar os interfaces de acesso ao referido acervo bem como as fichas de identificação dos documentos.
- Ajudar a criar um mapa relacional dos fundos documentais consultados, aberto e passível de ser aumentado.
- Fazer uma monitorização de risco dos materiais no acervo, contribuindo para a criação de estratégias de diminuição desse risco e soluções de conservação de curto, médio e longo prazo.
Requisitos
- Dominar ferramentas de bases de dados e de partilha como o google drive, Excel, e ferramentas e softwares de arquivística como Omeka ou outros.
- Saber utilizar software de digitalização e de edição básica de imagem
- Ter interesse e vontade de contribuir para um pensamento específico sobre os arquivos nas artes em geral, e artes performativas em particular.
- Ter alguns conhecimento de conservação de materiais de arquivo
- Dominar a língua portuguesa oral e escrita.
Valoriza-se igualmente: Experiência em utilização de backoffices de websites
Este trabalho será feito em colaboração estreita com a equipa do projecto, Ana Bigotte Vieira e João dos Santos Martins. Uma vez implementado o plano, a pessoa arquivista deverá contribuir para a sistematização de uma eventual descrição semântica dos materiais, identificando lacunas em materiais específicos, deixando esta informação registada para os utilizadores futuros do acervo.
Calendário
- Abertura da convocatória: 20 de outubro
- Encerramento da convocatória: 10 de novembro
- Resposta aos seleccionados: 14 de novembro
- Entrevistas: 20 e 21 de novembro
- Selecção final: 25 de novembro
- Períodos de trabalho: janeiro a abril de 2026 (datas exactas a combinar)
Condições
Remuneração: contrato de prestação de serviços, no total de 3 000,00€ (IVA incluído)
Apresentação das candidaturas
Enviar CV completo e brevíssimo e-mail de motivação para maria@parasita.eu com o título CONVOCATÓRIA ARQUIVISTA DANÇA até ao dia 10 de novembro de 2025.
Mais informações em: https://parasita.eu/projecto/para-uma-timeline-a-haver-genealogias-da-danca-enquanto-pratica-artistica-em-portugal/