FAQs Profissão
Ver as minutas disponíveis Oferta BEP para técnico superior e assistente técnico na área BAD
Relativamente aos requisitos para a categoria de Técnico Superior (na área das Ciências da Documentação e Informação) terá que possuir uma destas alíneas de formação e/ou experiências profissionais:
a) Curso de Bibliotecário-Arquivista, criado pelo Decreto-Lei n.º 26026/1935, de 7 de Novembro;
b) Diploma de Bibliotecário, Arquivista e Documentalista, criado pelo Decreto-Lei n.º 49009/1969, de 16 de Maio;
c) Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção em Documentação e Biblioteca, criado pelo Decreto n.º 87/1982, de 13 de Julho, e regulamentado pela Portaria n.º 448/1983 e pela Portaria n.º 449/1983, de 19 de Abril, e pela Portaria n.º 852/1985, de 9 de Novembro;
ou Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção em Arquivo, criado pelo Decreto n.º 87/1982, de 13 de Julho, e regulamentado pela Portaria n.º 448/1983 e pela Portaria n.º 449/1983, de 19 de Abril, e pela Portaria n.º 852/1985, de 9 de Novembro;
d) Outros cursos de especialização pós-licenciatura na área das Ciências Documentais, de duração não inferior a dois anos, ministrados em instituições nacionais de ensino universitário;
e) Licenciaturas e Mestrados na área das Ciências da Documentação ou das Ciências da Informação;
f) Cursos, licenciaturas e mestrados ministrados em instituições estrangeiras reconhecidos como equivalentes aos citados nas alíneas precedentes.
g) Parte curricular de Mestrado ou de Doutoramento na área das Ciências da Documentação ou das Ciências da Informação.
Relativamente aos requisitos para a categoria de Assistente Técnico (na área das Ciências da Documentação e Informação) terá que possuir uma destas alíneas de formação e/ou experiências profissionais:
a) 12.º ano de escolaridade e Curso Técnico-Profissional de Biblioteca e Documentação.
b) Cursos EFA de Técnico de Informação, Documentação e Comunicação;
c) Cursos na área de Biblioteca, Documentação e Informação:
– Cursos Tecnológicos, das escolas profissionais ou das escolas especializadas de ensino artístico;
– Cursos que confiram certificado de qualificação profissional de nível III, definida pela decisão n.º 85/368/CEE, do Conselho das Comunidades Europeias, de 16 de Junho.
Se já tiver uma licenciatura, terá que ter ainda uma pós-graduação, um Mestrado ou Doutoramento na área das Ciências da Documentação ou das Ciências da Informação e concorrer à categoria de técnico superior. Se a licenciatura for na área de Informação e Documentação já é suficiente.
Se já tiver o 12º ano terá que possuir um curso técnico profissional da área BAD.
Sim, pode, se na candidatura não solicitarem mais formação.
Sim, pode. Ter uma licenciatura em qualquer área, complementada com pós-graduação/mestrado/doutoramento na área BAD tem a formação específica para exercer na categoria nesta área.
Sim, pode. Os estudantes podem ou não concluir o mestrado com uma dissertação e se não o fizerem ficam com a formação equivalente à anterior pós-graduação em Ciências Documentais/Ciências da Informação.
No sítio web da associação pode encontrar uma lista indicativa da formação disponível em Portugal
Para se tornar associado da BAD terá que preencher o formulário Proposta de Admissão de Associado Individual
A situação atual é que não existem as carreiras de Técnico adjunto BAD e de Técnico superior BAD, porque passaram, por força do Decreto-Lei n.º 121/2008, de 11 de Julho, a integrar as carreiras únicas e gerais de técnicos na função pública.
Isto não significa o desaparecimento das especificidades das profissões existentes e dos respetivos postos de trabalho. Os técnicos especializados em BAD são essenciais para que as bibliotecas e arquivos desenvolvam os seus serviços.
Para sua defesa poderá recuperar os requisitos do exercício das profissões BAD nas áreas funcionais de arquivo e de biblioteca e documentação, previstos no Decreto-Lei n.º 247/1991, de 10 de Julho. Este decreto- lei já não está em vigor relativamente às carreiras, mas contém os conteúdos funcionais próprios de quem deverá trabalhar em bibliotecas e arquivos.
Para obter a equivalência do diploma que possui em Ciências da Informação, terá que contactar uma instituição de ensino superior portuguesa que ministre cursos na mesma área ou em área afim. Pode ver na página da Direção-Geral do Ensino Português como solicitar o pedido de equivalência/reconhecimento.
https://dges.gov.pt/en/node/121
Para ver as universidades que ministram cursos de Ciência da Informação/Documentação, pode consultar a página http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/ServProf/Formacao/Paginas/default.aspx
Depois de ter o seu diploma reconhecido por uma instituição de ensino superior portuguesa, que ministre cursos na mesma área ou em área afim, está apto para concorrer a concursos ou a candidatar-se.
Qualquer pessoa pode publicitar na Bolsa de Emprego da BAD [link Anúncios] na Procura de Emprego/Estágio o seu texto de anúncio com as indicações das funções pretendidas (p.ex. referir interesses particulares para uma determinada tarefa), zona geográfica pretendida, habilitações académicas e profissionais que possui, nome e contacto.
O recrutamento para os lugares de Técnicos Superiores e de Assistentes Técnicos para as áreas funcionais de Biblioteca e Documentação e Arquivo requerem habilitações e formação específica.
Visto que já possui uma licenciatura, poderá fazer um mestrado em Ciência da Informação. Pode ver aqui as universidades que lecionam
Para desenvolver o seu interesse na área, temos cursos de introdução à área ou ações de formação contínua e oficinas e seminários diversos que a BAD desenvolve. Pode ver aqui os cursos disponíveis
Quanto a concursos públicos na Administração Portuguesa, não existe uma plataforma única com informação. Pode pesquisar concursos no Diário da República e na Bolsa de Emprego Público.
As empresas e instituições privadas podem divulgar lugares a concurso nos jornais nacionais e nas suas páginas web.
A Associação de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação tem uma Bolsa de Emprego que pode consultar.
Para se candidatar a professora bibliotecária há procedimentos e formação própria, pode consultar a página da Rede de Bibliotecas Escolares e consultar a direção do seu agrupamento.