Encerra: Fev 25, 2025
Empresa: Instituto Politécnico de Beja
Categoria: Arquivo
Local: Beja
Tipo: Oferta de Emprego

Descrição

Torna-se público que, por despacho da Presidente do Instituto Politécnico de Beja, do dia 22 de julho de 2024 se encontra aberto pelo período de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal para constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, destinado a candidatos com e sem vínculo de emprego público previamente estabelecido, para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho no Mapa de Pessoal do Instituto Politécnico de Beja, da carreira e categoria de técnico superior – área de Arquivo e Gestão Documental.

Caracterização do posto de trabalho

Desempenho de atividades inerentes à carreira e categoria de Técnico Superior, nos termos do mapa anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, correspondente ao grau de complexidade 3, compreendendo as seguintes funções e competências:
a) Realizar todas as funções técnicas e administrativas inerentes aos arquivos corrente, intermédio e definitivo do Instituto Politécnico de Beja.
b) Apoiar na realização de serviços de tratamento técnico documental ao nível da avaliação, seleção, organização e representação da informação com vista à sua acessibilidade, com a elaboração de instrumentos de localização/recuperação da informação e a aplicação de normas de funcionamento de arquivos, de acordo com métodos e procedimentos estabelecidos.
c) Apoiar nos processos de transferência de documentação (guia de remessa) e controlo das incorporações, o acondicionamento de documentos.
d) Realizar e orientar na realização do tratamento das massas documentais acumuladas com aplicação/elaboração do RADA – Relatório de Avaliação de Documentaç ão Acumulada.
e) Fornecer orientação técnica aos colaboradores do Instituto sobre práticas de gestão documental e arquivo. Apoiar nas tarefas de formação e elaboração de materiais de apoio para boas práticas/procedimentos arquivo e gestão documental.
f) Contribuir para a capacitação interna, através de formaç ões e elaboração de materiais de apoio para boas práticas/procedimentos arquivo e gestão documental.
g) Colaborar com outros serviços para assegurar as condições adequadas de gestão, armazenamento e manuseio dos documentos;
h) Assegurar o atendimento presencial, telefónico ou via e-mail, interno e externo, no âmbito de atuação do Serviço;
i)Realizar outras tarefas inerentes ao conteúdo funcional da carreira de técnico superior no âmbito das competênc ias do serviço.

Requisitos gerais

Licenciatura com o Código da Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação (CNAEF) em Biblioteconomia, Arquivo e Documentação (322), nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP, sem possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.

Requisitos preferênciais

  • Experiência profissional:
  • Experiência profissional nas áreas especificadas no conteúdo funcional, preferencialmente em Instituições de Ensino Superior;
  • Experiência profissional comprovada na área de tratamento de mass as documentais acumuladas;
  • Conhecimentos e experiência na área, designadamente da Lista Consolidada e aplicação das Tabelas de Seleção.

Conchecimentos específicos e competências

Conhecimentos específicos:
a) Domínio de Microsoft Office (Word, PowerPoint, Excel, Outlook).
b) Conhecimento de softwares de gestão documental e arquivo (como gestor).
c) Conhecimento de softwares de desenho de workflows.

Competências:
a) Disponibilidade, rigor e capacidade de planeamento e organização;
b) Capacidade de realização e orientação para os resultados;
c) Facilidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa;
d) Dinamismo, proatividade, autonomia e flexibilidade;
e) Motivação para o exercício da função.

Apresentação das candidaturas

É obrigatório o envio do formulário de candidatura (disponível em https://www.ipbeja.pt/servicos/srh/Paginas/ProcedimentosConcursais-PessoalNaoDocente.aspx na área dedicada ao procedimento em causa) e deve ser enviado por correio eletrónico (candidaturas.srh@ipbeja.pt) acompanhado dos seguintes documentos:
a. Curriculum vitae atualizado, com descrição de funções exercidas;
b. Certificado de habilitações académicas;
c. Se aplicável, declaração de serviço com data posterior à data de publicação do aviso de abertura que indique:
i. A modalidade de vínculo de emprego público detida;
ii. A carreira e categoria;
iii. Conteúdo funcional – exercício de funções inerentes ao posto de trabalho que ocupa;
iv. A antiguidade na função pública e na carreira/categoria;
v. Posição remuneratória;
vi. A classificação quantitativa/qualitativa obtida na avaliação de desempenho dos 3 últimos ciclos avaliativos e, na sua ausência, o motivo que determinou tal facto.
d. Certificados de formação profissional;
e. Outros documentos comprovativos de factos mencionados no curriculum vitae ou do mérito do candidato.

Nos termos do disposto no n.º 5 do artigo 15.º da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, a não apresentação dos documentos referidos nos números anteriores determina a exclusão do candidato, se a falta dos mesmos impossibilitar a sua admissão ou avaliação.

A não entrega dos comprovativos da formação profissional realizada e apenas referida, tem como consequência a sua não valoração em termos curriculares.

Prazo de apresentação das candidaturas

O processo de recrutamento e seleção encontra-se aberto, para efeitos de entrega de candidaturas, no período de 11/02/2025 a 25/02/2025 (10 dias úteis).

Mais informações em https://www.ipbeja.pt/servicos/srh/Lists/Procedimentos%20Concursais%20%20Pessoal%20No%20Docente/DispForm.aspx?ID=35&Source=https%3A%2F%2Fwww%2Eipbeja%2Ept%2Fservicos%2Fsrh%2FPaginas%2FProcedimentosConcursais%2DPessoalNaoDocente%2Easpx

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