Objetivos

Gerais -No final da ação os formandos serãocapazes de:Compreender a dimensão teórica e jurídica da comunicação em arquivos;Caracterizar as condições materiais da comunicação;Identificar estratégias de comunicação e difusão de acordo com os públicos e objetivos.Específicos -Esta ação tem por objetivo:Contextualizar a comunicação como função arquivística;Contextualizar a comunicação no ordenamento jurídico português;Explicitar as regras de comunicação e de reutilização dos documentos;Caracterizar os diferentes mecanismos e ferramentas de pesquisa e acesso à informação;Promover a planificação das condições materiais da comunicação considerando a natureza do serviço, a documentação e os utilizadores;Auxiliar na identificação dos diferentes tipos de público e necessidades específicas;Identificar as principais etapas das da planificação de projetos de difusão da informação e de promoção do serviço.

Recursos Didáticos

Apresentação em PowerPoint.

Metodologias

Metodologiade Formação:O módulo será desenvolvido através de metodologias expositivas, ativas, demonstrativas e interrogativas, através da apresentação dos conteúdos.Metodologia e Critérios de Avaliação: As metodologias utilizadas para aferir e consolidar conhecimentos passam pela:Avaliação Diagnóstica:Esta avaliação assume a forma de questões orais colocadas aos formandos no início da sessão para conhecer e identificar os níveis de conhecimentos prévios dos formandos. Esta avaliação não é tida em conta para os resultados finais do formando.Avaliação Formativa:A Avaliação Formativa processa-seao longo das sessões. Os critérios de avaliação são: A assiduidade, a pontualidade, a motivação, o espírito crítico, a iniciativa, o nível de participação, o relacionamento interpessoal e o domínio dos assuntos.A classificação final é expressa de acordo com a seguinte escala: Com aproveitamento(igual ou superior a 10 valores); Sem aproveitamento (inferior a 10 valores).A avaliação final “Sem aproveitamento” não dá direito à emissão de Certificado de Formação Profissional.O mesmo acontece se o formando não tiver uma taxa de assiduidade mínima de 90%.

Inscrições

Tendo em conta que esta ação de formação é um dos módulos do curso de “Introdução àArquivística”, será dada preferência / prioridade às inscrições para a frequência do curso de introdução completo. Devem ser remetidas através do preenchimento do formulário de inscrição em linha,até 5 dias antes do início da ação de formação,ou seja até dia 12de novembrode 2021 O cancelamento da inscrição, nos 5 dias úteis anteriores ao início da ação de formação, obriga ao pagamento de 50% do valor total da mesma Mais informação em www.bad.pt O pagamento deverá ser efetuado até dia 12 de novembro de 2021, utilizando os dados bancários da BAD disponíveis em http://www.apbad.pt/Downloads/Dados_fiscais_bancarios.pdf

Programa

1.O DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO(6h)1.1.Os princípios: comunicabilidade e acessibilidade1.2.Enquadramento jurídico1.2.1.Acesso aos documentos administrativos1.2.2.Acesso aos documentos históricos1.3.Recusa de acesso2.PESQUISA DE INFORMAÇÃO(3h)2.1.Os instrumentos de descrição2.2.Formação dos utilizadores3.CONSULTA DA DOCUMENTAÇÃO(3h)3.1.Acolhimento do público3.2.Circuito da documentação: do depósito à sala de leitura3.3.O espaço de consulta4.O ACESSO E A DIFUSÃO ONLINE(4h)4.1.A página web do arquivo4.2.Catálogos coletivos online: o caso da Rede Portuguesa de Arquivos5.DIFUSÃO E MARKETING(4h)5.1.O público interno e externo5.2.Desenho de uma estratégia de marketing5.3.Criação e distribuição de conteúdos digitais5.4.Os serviços educativos

Detalhes da Formação

  • Data(s): 22/11/202124/11/2021
  • Duração : 20 horas
  • Local: Lisboa
  • Código da formação: S02.5_21
  • Preço Associado: 160 € *
  • Preço Não Associado: 260 € *
  • Limite Inscrição: 12/11/2021
  • Estado: Realizada

(* isento de IVA

Inscrição