Estudo sobre os Profissionais de Informação em Portugal: 2021-2023 
autoria Luísa Alvim e M. Margarida Vargues

O estudo já está disponível para consulta e descarregamento na plataforma de ebooks da BAD.

Agradecemos a todas as instituições, através dos seus profissionais, que dedicaram tempo na resposta ao inquérito, que nos telefonaram e contactaram por email para uma melhor resolução nas suas respostas.
Um Bem-haja a todos os que colaboraram nesta iniciativa e que permitiu, pela primeira vez em Portugal, a construção de um retrato da realidade sobre os recursos humanos que compõem o universo da informação.

O objetivo principal deste Estudoo foi conhecer a realidade profissional dos profissionais de informação e dos responsáveis das bibliotecas e arquivos, a nível regional e nacional e contribuir com informação relevante que permita à Associação de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD) e a outros, trabalhar na linha da defesa e valorização da profissão e seus profissionais e construir com propostas que visem a melhoria do setor.
Assim, carateriza-se os profissionais da informação e os responsáveis dos serviços de informação quanto ao seu número, sexo, função, categoria profissional, habilitações literárias, formação na área da Ciência da Informação e Documentação/ Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, formação contínua, nacionalidade e a participação das instituições em associações profissionais da área.

Este inquérito foi respondido por 765 instituições portuguesas de vários setores da sociedade: Administração Local e Central, Ensino Superior, Museus, Rede de Bibliotecas Escolares e o setor Outros (engloba asociaçoes, empresas, etc.). Foram consultados outras fontes, para recolher dados sobre alguns Arquivos Municipais com o estudo “Os profissionais de informação nos arquivos municipais em Portugal: Identificação e caraterização” de Macedo, L. S. A. de, Centenico, A., Silva, C. G. da, Filipe, A. L. J., Gonçalves, J. P., & Almeida, P. (2023); e para os dados sobre a Rede de Bibliotecas Escolares, o relatório “Recursos Humanos 2023: Rede de Bibliotecas Escolares”.

Sendo o primeiro estudo que se faz sobre este grupo profissional, englobando os vários setores de atividade, permite fazer um retrato demográfico e social dos mais de 13 mil profissionais de informação identificados a nível nacional. Constatou-se que só cerca de metade dos profissionais que trabalham nos arquivos e nas bibliotecas possuem formação na área.

É urgente a comunidade profissional discutir e consciencializar os decisores políticos e as tutelas, para a obrigatoriedade de formação específica para acesso à profissão, de forma a garantir: a qualidade dos serviços, as competências técnicas especializadas, a capacidade de planeamento e desenvolvimento de serviços de informação e documentação projetados para o futuro, a par com a evolução da sociedade e os desafios tecnológicos.

Nas conclusões, são apresentadas as inferências do cruzamento das variáveis analisadas e elaboradas recomendações, como:

  • Regulamentação do acesso à Profissão
  • Atualização das qualificações profissionais
  • Formação na área das Ciências da Informação e Documentação
  • Investigação sobre o tema da Profissão
  • Valorização dos Profissionais de Informação
  • Este estudo permite à Associação atuar, traçar estratégias e planos na defesa dos profissionais de informação, junto dos decisores políticos.



Quem são os profissionais de informação em Portugal? Quantos são? Que categoria profissional possuem? Que habilitações literárias detêm? Qual a idade média e o sexo dos profissionais? Qual a região de Portugal que tem mais profissionais? Quantos profissionais existem com qualificações e formação na área da informação e documentação? Quantos profissionais realizaram formação contínua na área nos últimos dois anos? Quais as nacionalidades dos profissionais estrangeiros a trabalhar em Portugal? Qual a região do país com mais necessidades para capacitar os profissionais? Que habilitações têm os profissionais com determinadas categorias? Em que setor da sociedade trabalham mais profissionais? Na Administração Central trabalham mais profissionais nesta área? Nos organismos municipais existem profissionais com habilitações literárias para exercer funções em bibliotecas e arquivos? Quem são os responsáveis dos serviços de informação em Portugal? Que cargo exercem nas instituições?

Estas são algumas das questões que foram respondidas no Inquérito por questionário que a BAD – através da Comissão Técnica da Profissão – realizou de 2021 até 2023, junto dos serviços de informação, bibliotecas, arquivos, centros de documentação e outros. As respostas podem ser encontradas no Estudo.