2025

Aida Alves
A exercer funções na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga) desde 2004 como Técnica Superior de BD; Diretora de Serviços do mapa de pessoal da Universidade do Minho, desde 2007. Lecionou em cursos pós-laborais na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga, entre 2000 e 2010, como Assistente Convidada, nas áreas da Indexação e Ciência da Informação. Tem orientado vários estágios profissionais e curriculares de universidades e escolas profissionais. Júri de concursos de recrutamento de pessoal para Administração Pública, assim como do Concurso Nacional de Leitura. Representa a Biblioteca nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escolas de 1) Real, 2) Alberto Sampaio, 3) Carlos Amarante e 4) Trigal Santa Maria. É cronista no jornal Correio do Minho desde 2015, rubrica mensal “Voz às bibliotecas.” Foi vogal suplente da BAD Delegação Regional Norte. Possui o Diploma de Estudos Avançados em “Métodos de Investigação em Biblioteconomia”, no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca (2004); Aluna de Doutoramento do Programa em Métodos de Investigação em Biblioteconomia, ministrado pela Universidade de Salamanca (2002-), Pós-Graduação em Ciências Documentais, realizado na Faculdade do Letras da Universidade do Porto (1997-1999); Licenciatura de Português (Ensino de), na Universidade do Minho (1991-1996).

Ana Inácio
Licenciada em História, Pós-graduada em Ciências Documentais e em Gestão de Sistemas de e-Learning, trabalha há 27 anos Técnica Superior na área da Documentação e Informação, possui 24 anos de experiência de formação e 10 anos de docência na área. Coordenou, ainda, durante 17 anos projetos na área das Bibliotecas.
Iniciou percurso na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, tendo posteriormente trabalhado no Centro de Documentação da Comissão Nacional de Luta contra a SIDA sendo, simultaneamente, corresponsável pela instalação de bibliotecas na Casa Pia de Lisboa e na Rede Portuguesa de Museus.
Durante onze anos implementou diversos projetos relacionados com documentação, informação e comunicação na Associação para o Planeamento da Família.
Foi ainda Bolseira de Gestão e Ciência na Nova FCSH. Atualmente, trabalha na Biblioteca do Iscte, nas áreas do apoio a investigadores, do tratamento estatístico e da formação, entre outras.

Cristiana Freitas
Licenciada em História – Ramo Científico, com pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade do Porto, Mestrado em Informação, Comunicação e Novos Média e Diploma de Estudos Avançados em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra.
Exerceu funções de Técnica Superior de Arquivo na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi coordenadora da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Atualmente, é coordenadora do Arquivo Municipal de Ponte de Lima e do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, ambos em Ponte de Lima.
Formadora acreditada nas áreas de Didática Específica (História), Ciências Documentais e Organização de Bibliotecas Escolares. É membro da Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e foi membro do Conselho Diretivo Regional da Delegação Norte da BAD.

Dulce Correia
Llcenciada em História, Especializada em Ciências Documentais e Mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se, ainda, habilitada com o FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA. Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior, na Biblioteca Municipal de Pombal, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e, por último, nos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria. No início de 2007, foi nomeada coordenadora do processo de integração dos serviços de Bibliotecas das várias Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria e, em Agosto do mesmo ano, nomeada Diretora de Serviços dos Serviços de Documentação, cargo que desempenhou até abril de 2023. Em julho do mesmo ano, integrou a equipa da Plataforma NAU, serviço disponibilizado pela FCCN – serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.). Atualmente, é membro do Conselho Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Documentação e Informação (BAD), na qual exerce funções desde 2011.

Eloy Rodrigues
Director dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (UMinho). Nas duas últimas décadas tem trabalhado na promoção do acesso aberto e da ciência aberta, tendo liderado, em 2003, a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho e, desde 2008, coordenando a equipa da UMinho que desenvolve o projecto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt).
É membro do EUA Expert Group on Open Science, em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da UMinho em mais de uma dezena e meia de projetos (como o OpenAIRE e o FOSTER) financiados pela UE e relacionados com os repositórios e a ciência aberta. Foi Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), entre 2015 e 2021.
É membro do Executive Board do OpenAIRE AMKE e do Comité Consultivo da SciELO Portugal.
Associado da BAD desde 1992, foi membro da Comissão Instaladora da Delegação Regional do Norte da BAD entre 1995 e 1997, membro do Conselho Diretivo Nacional entre 1996 e 1999 e entre 2002 e 2004, e foi ainda Presidente da Mesa da Assembleia Geral da BAD nos mandatos de 2011-2013 e 2014-2016.

Eufémia Azevedo
Natural e residente em Viseu, tem 40 anos. É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005) e pós-graduada em Ciências Documentais – variante Arquivo, pela Universidade Portucalense (2007). Tem um mestrado em Política Cultural Autárquica (2014) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2006 iniciou um Estágio Profissional na Câmara Municipal de Nelas, onde desempenhou as funções de arquivista até junho de 2011. De setembro de 2011 até 2023, exerceu funções de Técnica Superior na Câmara Municipal de Castro Daire, onde foi responsável pelo gabinete de Gestão Documental e Arquivo. Atualmente, trabalha no Arquivo Distrital de Viseu. Exerce, igualmente, funções de formadora na área das Ciências da Documentação, tendo já colaborado com várias entidades formadoras. É membro da Associação de Bibliotecários, Arquivistas , Profissionais da Informação e Documentação (BAD).

Filipa Leite
Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português e Inglês, Ramo Educacional. Pós-graduação em Ciências Documentais – Arquivo pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Pós-graduação em Ciências da Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Mestrado em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Técnica Superior de Arquivo na Câmara Municipal de Viana do Castelo de 2011 até junho de 2017, afeta à área de Recursos Humanos, na área de atendimento e gestão documental. Técnica Superior de Biblioteca na Divisão Municipal de Bibliotecas na Câmara Municipal do Porto desde 1/07/2017 até ao momento.

Filipe Leitão
Tem 41 anos, é natural de Aveiro e residente em Viseu.
É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e detentor do Curso de Especialização em Ciências Documentais – variante Arquivo pela Universidade Portucalense. Em 2005 iniciou a sua experiência profissional como estagiário no Serviço de Arquivo da Reitoria da Universidade de Aveiro. De 2006 até ao presente, tem exercido funções como Técnico Superior no Município de São Pedro do Sul. Nesta autarquia coordena o serviço de Arquivo e o Sistema de Gestão Documental. Tem participado em projetos de modernização administrativa, dedicando-se sobretudo às áreas da desmaterialização, reengenharia de processos e atendimento multicanal. Atualmente, integra também a equipa municipal responsável pela adequação ao RGPD. Paralelamente, tem sido prestador de serviços na área da gestão documental e formação.

Margarida Vargues
Bibliotecária na Biblioteca da Universidade do Algarve. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós- graduada como Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librarianship) pela Universidade de Sheffield (UK). Doutorada em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade de Évora. É investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade da Universidade de Évora. Integra, de momento, o Grupo Coordenador da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve – BIBAL.

Maria Eduarda Rodrigues
Técnica Superior de Biblioteca e Documentação na ESA do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutora em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade de Extremadura (Espanha). Mestre em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (Portugal). Pós-Graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Responsável pelas Bibliotecas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade. Investigadora integrada do CERNAS-IPCB, Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade – Pólo de Castelo Branco. Administradora do Repositório Científico do IPCB e do Repositório de Trabalhos de Fim de Curso do IPCB. Administradora do IPCB de 2007 a 2009 e Administradora do IPCB, incluindo funções de Administradora dos Serviços Sociais, de 2016 a 2022. Membro do Conselho Consultivo do Observatório da Responsabilidade Social e das Instituições de Ensino Superior para a elaboração do Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. Membro da Comissão Científica da 9ª, 11ª e 12ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto realizadas respetivamente em 2018, 2020 e 2021. Membro da Comissão Científica da Conferência Lusófona Open Science 2022 e 2023. Membro do Conselho Editorial da Revista AGROforum. Editora da Newsletter do Repositório Científico do IPCB. Vários trabalhos publicados na área das Ciências da Informação, Bibliotecas, Acesso Aberto ao Conhecimento Científico e Repositórios Científicos. Sócia efetiva da BAD com o n.º 1302.
Para além de tudo o que atrás referi é importante, do meu ponto de vista, dizer que sou mãe de três filhos, tenho 3 netos (estou recetiva a mais, claro), gosto de ler, de passear, de ter amigas(os), de ir à praia e gosto de cães. Adoro a minha (grande) família sem a qual nada do que fiz ou faço tem qualquer sentido.

Paula Meireles
Mestre em Ciências da Informação e da Documentação – Arquivo, pela NOVA FCSH (2009), licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Autónoma de Lisboa (1994).
Coordenadora do grupo de Arquivo, Documentação e Informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desde 2009, tendo participado na criação do Arquivo de Ciência e Tecnologia (2011). Integra também a coordenação geral de gestão da Coleção SciELO Portugal e da Latindex, serviços com representação nacional através da FCT. Integra ainda a coordenação do Diretório de Repositórios Digitais (DRD), INDEXar.
É atualmente Vice-presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) para o triénio 2024-2026.
Organiza e participa em encontros de divulgação científica na área do património documental, nomeadamente arquivos de ciência, arquivos da administração pública e curadoria digital. Publicou em coautoria artigos de divulgação do Arquivo de Ciência e Tecnologia em revistas nacionais e internacionais.
Participou no Grupo de Trabalho para o Levantamento do Património Científico e Tecnológico coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016-2018). Assumiu a coordenação técnica de diversos projetos de tratamento, organização e disponibilização de acervos documentais, enquanto investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH (2003-2020).

Paulo Batista
Doutor em Documentación (Universidad de Alcalá de Henares – UAH), Mestre em Ciências da Informação e da Documentação (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa – FSCH-UNL), Máster em Documentación (UAH) e Diploma de Estudios Avanzados de Doctorado em Bibliografia y Documentación Retrospectiva en Humanidades (UAH), Pós-graduado em Direito da Sociedade da Informação (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e em Ciências da Informação e da Documentação – Biblioteconomia e Arquivística (FCSH-UNL), Especialização em Boas Práticas em Gestão Patrimonial e em Ciências da Informação e da Documentação – Arquivística (FCSH-UNL), Licenciado em História (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Atualmente desempenha funções de Técnico Superior no Arquivo Municipal de Lisboa, e de Professor Convidado no Mestrado Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde coordena a Pós-Graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa em Arquivos e Bibliotecas, e a Pós-Graduação em Arquivos de Arquitetura, para além de formador na BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, em Arquivos de Arquitetura, e na Câmara Municipal de Lisboa, em Introdução às Técnicas Documentais.
É Investigador Integrado do CIDEHUS.UÉ – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, onde coordena o Grupo de Investigação G2: Património(s) e Literacias. É, ainda, Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História e Secretário da Comissão Executiva da Secção de Arquivos de Arquitetura do Conselho Internacional de Arquivos. Foi docente no Mestrado de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, técnico superior no Instituto Português do Património Cultural, no Instituto Português do Património Arquitetónico/Palácio Nacional de Queluz e no Instituto de Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, e investigador no Instituto de Investigação Científica tropical – Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga.
É autor de diversos livros e cerca de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, e atas de congressos. Foi keynote and invited speaker em diversos congressos internacionais (África do Sul, Argentina, Brasil, China, Coreia do Sul, Egipto, Equador, Fiji, França, Índia, Inglaterra, Portugal, Tailândia e Vietname).

Pedro Príncipe
Pedro Príncipe é Chefe da Divisão de Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Coordena o escritório de projetos de ciência aberta, como OpenAIRE Advance, FOSTERPlus, FIT4RRI, FAIRsFAIR e RCAAP. Em OpenAIRE Advance, trabalha como gerente de suporte e treinamento e gerente de produtos do Dashboard for Content Providers, além de participar da equipe de diretrizes e de outras tarefas técnicas, como estatísticas de uso e serviços de informações de financiadores. Príncipe também teve participação em vários projetos financiados pelo FP7 e H2020 relacionados ao Acesso Aberto e repositórios: NECOBELAC, OpenAIRE-connect, MedOANET e PASTEUR4OA.
Graduado em Novas Tecnologias da Comunicação e com formação em ciência da informação e documentação, Príncipe esteve envolvido no Grupo de Trabalho COAR sobre Interoperabilidade de Repositórios e atuou como membro do Conselho Editorial de Vocabulários Controlados do COAR. Foi membro do Conselho Executivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) de 2011 a 2016 e no BAD também é Coordenador do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Acadêmicas desde 2014. Foi recentemente nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para integrar o grupo de trabalho nacional sobre Política Portuguesa de Ciência Aberta. Pedro Príncipe também é presidente do Fórum Português de RDM, evento anual organizado desde 2016 para promover serviços de estratégias de RDM em Portugal.
No Grupo de Trabalho FAIR, Pedro Príncipe pode compartilhar sua experiência sobre infraestrutura OpenAIRE e sobre os desafios e estratégias para as configurações institucionais e nacionais da implementação de serviços de dados FAIR e RDM.

Sandra Patrício
É licenciada em História, mestre em Ciências da Informação e da Documentação e obteve o grau de Doutor com a tese Sistemas de informação das administrações civis no concelho de Sines: 1655-1855. Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, coordenando a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines.
Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines. É ainda, desde 2018, coordenadora do Grupo de Património e Cultura da associação COMSines. É também investigadora do Centro de Estudos Clássicos, Universidade de Lisboa e do grupo História,Território e Comunidades, NOVA FCSH. Desde o ano letivo de 2022-2023 é professora associada nas pós-graduações Promoção e Dinamização cultural e Educativa de Arquivos e Bibliotecas e Documentos de Arquitetura, na Universidade Autónoma de Lisboa.