2023

Aida Alves

A exercer funções na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga) desde 2004 como Técnica Superior de BD; Diretora de Serviços do mapa de pessoal da Universidade do Minho, desde 2007. Lecionou em cursos pós-laborais na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga, entre 2000 e 2010, como Assistente Convidada, nas áreas da Indexação e Ciência da Informação. Tem orientado vários estágios profissionais e curriculares de universidades e escolas profissionais. Júri de concursos de recrutamento de pessoal para Administração Pública, assim como do Concurso Nacional de Leitura. Representa a Biblioteca nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escolas de 1) Real, 2) Alberto Sampaio, 3) Carlos Amarante e 4) Trigal Santa Maria. É cronista no jornal Correio do Minho desde 2015, rubrica mensal “Voz às bibliotecas.” Foi vogal suplente da BAD Delegação Regional Norte. Possui o Diploma de Estudos Avançados em “Métodos de Investigação em Biblioteconomia”, no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca (2004); Aluna de Doutoramento do Programa em Métodos de Investigação em Biblioteconomia, ministrado pela Universidade de Salamanca (2002-), Pós-Graduação em Ciências Documentais, realizado na Faculdade do Letras da Universidade do Porto (1997-1999); Licenciatura de Português (Ensino de), na Universidade do Minho (1991-1996).

Alexandra Lourenço

Diretora de serviços de Apoio Especializado, Recursos Documentais e Relações Públicas da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça.
Assistente convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH).
Gestora do projeto Património Cultural Online da Justiça.
Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação (BAD).

Ana Inácio

Licenciada em História, Pós-graduada em Ciências Documentais e em Gestão de Sistemas de e-Learning, trabalha há 27 anos Técnica Superior na área da Documentação e Informação, possui 24 anos de experiência de formação e 10 anos de docência na área. Coordenou, ainda, durante 17 anos projetos na área das Bibliotecas.
Iniciou percurso na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, tendo posteriormente trabalhado no Centro de Documentação da Comissão Nacional de Luta contra a SIDA sendo, simultaneamente, corresponsável pela instalação de bibliotecas na Casa Pia de Lisboa e na Rede Portuguesa de Museus.
Durante onze anos implementou diversos projetos relacionados com documentação, informação e comunicação na Associação para o Planeamento da Família.
Foi ainda Bolseira de Gestão e Ciência na Nova FCSH. Atualmente, trabalha na Biblioteca do Iscte, nas áreas do apoio a investigadores, do tratamento estatístico e da formação, entre outras.

André Vieira

André Vieira é membro da equipa do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Universidade do Minho como profissional de informação nos projetos OpenAIRE-Nexus e EOSC-Future, tendo também colaborado nos projetos FAIRsFAIR, OpenAIRE-Advance e OpenAIRE-Connect. Faz ainda parte da equipa de gestão operacional do Repositório de Dados da Universidade do Minho (DataRepositóriUM), e colaborou na elaboração das duas edições do curso MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”. Atualmente é também membro das comissões científicas da ConfOA e do 14º Congresso Nacional da BAD, bem como coordenador do Grupo de Trabalho de Formação e Competências para Gestão e Dados FAIR do Fórum de Gestão de Dados de Investigação. É docente do ensino superior no Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, lecionando as unidades curriculares de “Investigação e Métodos de Pesquisa” e “Laboratório de marketing e Consumo A”, sendo também orientador de estágio de estudantes de licenciatura. É doutorado em Economia da Empresa e Finanças pela Universidad Rey Juan Carlos, mestre em Ciência da Informação pela Universidade do Porto e licenciado em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pelo Instituto Politécnico do Porto. Desenvolveu a sua atividade profissional como bibliotecário do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, coordenador editorial da Revista Portuguesa de Marketing, assistente de investigação do IPAMLab (Unidade de Investigação em Marketing) e membro de comités organizativos de várias conferências científicas internacionais.

Eloy Rodrigues

Eloy Rodrigues é Director dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (UMinho).  Nas duas últimas décadas tem trabalhado na promoção do acesso aberto e da ciência aberta, tendo liderado, em 2003,  a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho e, desde 2008, coordenando a equipa da UMinho que desenvolve o projecto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt).
É membro do EUA Expert Group on Open Science,  em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da UMinho em mais de uma dezena e meia de projetos (como o OpenAIRE e o FOSTER) financiados pela UE e relacionados com os repositórios e a ciência aberta.  Foi Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), entre 2015 e 2021.
É membro do Executive Board do OpenAIRE AMKE e do Comité Consultivo da SciELO Portugal.
Associado da BAD desde 1992, foi membro da Comissão Instaladora da Delegação Regional do Norte da BAD entre 1995 e 1997, membro do Conselho Diretivo Nacional entre 1996 e 1999 e entre 2002 e 2004, e foi ainda Presidente da Mesa da Assembleia Geral da BAD nos mandatos de 2011-2013 e 2014-2016.

Eufémia Azevedo

Eufémia Azevedo

Natural e residente em Viseu, tem 40 anos. É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005) e pós-graduada em Ciências Documentais – variante Arquivo, pela Universidade Portucalense (2007). Tem um mestrado em Política Cultural Autárquica (2014) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2006 iniciou um Estágio Profissional na Câmara Municipal de Nelas, onde desempenhou as funções de arquivista até junho de 2011. De setembro de 2011 até 2023, exerceu funções de Técnica Superior na Câmara Municipal de Castro Daire, onde foi responsável pelo gabinete de Gestão Documental e Arquivo. Atualmente, trabalha no Arquivo Distrital de Viseu. Exerce, igualmente, funções de formadora na área das Ciências da Documentação, tendo já colaborado com várias entidades formadoras. É membro da Associação de Bibliotecários, Arquivistas , Profissionais da Informação e Documentação (BAD).

Filipa Leite

Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português e Inglês, Ramo Educacional. Pós-graduação em Ciências Documentais – Arquivo pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Pós-graduação em Ciências da Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Mestrado em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Técnica Superior de Arquivo na Câmara Municipal de Viana do Castelo de 2011 até junho de 2017, afeta à área de Recursos Humanos, na área de atendimento e gestão documental. Técnica Superior de Biblioteca na Divisão Municipal de Bibliotecas na Câmara Municipal do Porto desde 1/07/2017 até ao momento.

Filipe Leitão

Tem 41 anos, é natural de Aveiro e residente em Viseu.
É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e detentor do Curso de Especialização em Ciências Documentais – variante Arquivo pela Universidade Portucalense. Em 2005 iniciou a sua experiência profissional como estagiário no Serviço de Arquivo da Reitoria da Universidade de Aveiro. De 2006 até ao presente, tem exercido funções como Técnico Superior no Município de São Pedro do Sul. Nesta autarquia coordena o serviço de Arquivo e o Sistema de Gestão Documental. Tem participado em projetos de modernização administrativa, dedicando-se sobretudo às áreas da desmaterialização, reengenharia de processos e atendimento multicanal. Atualmente, integra também a equipa municipal responsável pela adequação ao RGPD. Paralelamente, tem sido prestador de serviços na área da gestão documental e formação.

Hélio Balinha

Trabalha desde 2006 como arquivista na Deloitte, sendo atualmente o coordenador do serviço de Biblioteca e Arquivo.
Concluiu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa a licenciatura em História (2002), tendo completado a pós-graduação em Ciências Documentais, na variante de Arquivo (2004) na Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2012, defendeu na FCSH a tese de mestrado em arquivos com o título “A gestão da informação nos arquivos empresariais: as instituições financeiras”.
Participou em vários projetos de reflexão sobre a gestão documental e na tradução de normas internacionais no âmbito do Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo da BAD.

Jorge Janeiro

Licenciado em História (2005), pós-graduado (2007) e mestre (2009) em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Detentor do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pelo Instituto Nacional de  Administração (2009). Mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário de Lisboa  (2011). Detentor do Diploma de Especialização em Políticas Públicas (2013) e do FORGEP (2016) pelo Instituto Nacional de Administração. Doutorando em História pela Universidade de Évora. Diretor do Arquivo Distrital de Évora desde 2014.

Manuela Barreto Nunes

Bibliotecária no Município de Vila Verde, onde coordena a Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela. Professora auxiliar convidada na Universidade de Coimbra e investigadora integrada no CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX). Membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura 2027. Licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade do Porto; em 1999 obteve uma bolsa da FCT para o desenvolvimento do projecto de doutoramento, tendo-se doutorado em Documentação pela Universidade de Granada em 2003, com a tese *El medio es el servicio: sitios web de bibliotecas públicas en Portugal y España*.
Entre Outubro de 2003 e Janeiro de 2018 foi Professora auxiliar da Universidade Portucalense, directora da sua Biblioteca Geral e membro do Conselho Científico. Coordenou a Pós-Graduação em Ciência da Informação e os cursos de Mestrado em Educação e Bibliotecas e Ciência da Informação da mesma Universidade (2008-2015). Foi gestora de ciência no IJP – Instituto Jurídico Portucalense. Colaborou, como professora convidada, com as Universidades de Aveiro e Católica, com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e com a CESPU Angola. Iniciou a actividade profissional na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão (1990-1994), de que foi responsável, tendo em seguida organizado e coordenado a Biblioteca e Arquivo Municipais de Vila Verde (1995-1999). É membro da Delegação Regional do Norte da BAD, membro do seu Conselho Editorial, da equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas e do Grupo de Trabalho de Património Cultural Digital. Foi fundadora e presidente da Bibliomédia – Associação de Bibliotecas para a Cooperação, que agregava as bibliotecas dos vales do Ave, Cávado e Sousa. Fez mobilidade Erasmus para professores e participou na organização de diversos encontros e projectos nacionais e internacionais; como oradora convidada participou em conferências, congressos e jornadas na Europa, África, Ásia e América Latina; leccionou em Angola e Cabo Verde. Tem mais de 60 publicações, entre artigos, comunicações e capítulos de livros; publicou o livro (ebook) “Bibliotecas Escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de colecções na Era Digital”, editado pela Rede de Bibliotecas Escolares em 2018.

Margarida Vargues

Bibliotecária na Biblioteca da Universidade do Algarve. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós- graduada como Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librarianship) pela Universidade de Sheffield (UK). Doutorada em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade de Évora. É investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade da Universidade de Évora. Integra, de momento, o Grupo Coordenador da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve – BIBAL.

Maria Eduarda Rodrigues

Técnica Superior de Biblioteca e Documentação na ESA do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutora em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade de Extremadura (Espanha). Mestre em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (Portugal). Pós-Graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Responsável pelas Bibliotecas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade. Investigadora integrada do CERNAS-IPCB, Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade – Pólo de Castelo Branco. Administradora do Repositório Científico do IPCB e do Repositório de Trabalhos de Fim de Curso do IPCB. Administradora do IPCB de 2007 a 2009 e Administradora do IPCB, incluindo funções de Administradora dos Serviços Sociais, de 2016 a 2022. Membro do Conselho Consultivo do Observatório da Responsabilidade Social e das Instituições de Ensino Superior para a elaboração do Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. Membro da Comissão Científica da 9ª, 11ª e 12ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto realizadas respetivamente em 2018, 2020 e 2021. Membro da Comissão Científica da Conferência Lusófona Open Science 2022 e 2023. Membro do Conselho Editorial da Revista AGROforum. Editora da Newsletter do Repositório Científico do IPCB. Vários trabalhos publicados na área das Ciências da Informação, Bibliotecas, Acesso Aberto ao Conhecimento Científico e Repositórios Científicos. Sócia efetiva da BAD com o n.º 1302.
Para além de tudo o que atrás referi é importante, do meu ponto de vista, dizer que sou mãe de três filhos, tenho 3 netos (estou recetiva a mais, claro), gosto de ler, de passear, de ter amigas(os), de ir à praia e gosto de cães. Adoro a minha (grande) família sem a qual nada do que fiz ou faço tem qualquer sentido.

Maria João Sampaio

Pós-graduação em Ciências Documentais e Licenciatura em História. De 1990 a 1997 foi Chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão. No âmbito destas funções dirigiu a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, acompanhando a construção do novo edifício e a instalação da nova Biblioteca Municipal que abre ao público em Junho de 1992. Em 1997 foi nomeada Chefe da Divisão Municipal da Rede de Leitura da Câmara Municipal do Porto, cargo que ocupou até abril de 2010. Neste período acompanhou o projeto de construção e de instalação da nova Biblioteca Municipal Almeida Garrett que abriu ao público em Abril de 2001, tendo desde então coordenado o funcionamento dos serviços afectos à biblioteca e as diversas atividades que aí decorreram. Entre Abril de 2010 e Setembro de 2012 foi Chefe de Divisão de Colecções e Desenvolvimento na Biblioteca Pública Municipal do Porto. De junho de 2014 a maio de 2017 foi Chefe de Divisão Municipal de Bibliotecas, desde então e até ao presente é técnica superior nas Bibliotecas Municipais do Porto, com funções ligadas à atividade de mediação da leitura e formação ao longo da vida dirigidas a público adulto.

Marta Gomes

Mestrado em Ciências Documentais com apresentação de dissertação sobre políticas de indexação e linguagens documentais. Pós-graduação em Ciências Documentais e em Relações Internacionais, licenciatura em História. Após uma passagem enquanto bibliotecária pela Direção-Geral de Transportes Terrestres e pela Refer, coordena, desde 2001, a biblioteca do Arquivo Municipal de Lisboa e, desde 2011, diversas iniciativas culturais promovidas pelo Arquivo Municipal, como exposições ou encontros sobre vários temas. Entre 2004 e 2011 coordenou o grupo de trabalho para a criação do tesauro do Arquivo Municipal de Lisboa e implementou a respetiva política de indexação. Foi coordenadora do Serviço Educativo entre 2011 e 2018. Atualmente é também responsável pela linha editorial do Arquivo Histórico e é coordenadora editorial da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal. Formadora na área das Ciências da Documentação desde 2013.

Paulo Batista

Doutor em Documentación (Universidad de Alcalá de Henares – UAH), Mestre em Ciências da Informação e da Documentação (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa – FSCH-UNL), Máster em Documentación (UAH) e Diploma de Estudios Avanzados de Doctorado em Bibliografia y Documentación Retrospectiva en Humanidades (UAH), Pós-graduado em Direito da Sociedade da Informação (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e em Ciências da Informação e da Documentação – Biblioteconomia e Arquivística (FCSH-UNL), Especialização em Boas Práticas em Gestão Patrimonial e em Ciências da Informação e da Documentação – Arquivística (FCSH-UNL), Licenciado em História (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Atualmente desempenha funções de Técnico Superior no Arquivo Municipal de Lisboa, e de Professor Convidado no Mestrado Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde coordena a Pós-Graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa em Arquivos e Bibliotecas, e a Pós-Graduação em Arquivos de Arquitetura, para além de formador na BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, em Arquivos de Arquitetura, e na Câmara Municipal de Lisboa, em Introdução às Técnicas Documentais.
É Investigador Integrado do CIDEHUS.UÉ – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, onde coordena o Grupo de Investigação G2: Património(s) e Literacias. É, ainda, Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História e Secretário da Comissão Executiva da Secção de Arquivos de Arquitetura do Conselho Internacional de Arquivos. Foi docente no Mestrado de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, técnico superior no Instituto Português do Património Cultural, no Instituto Português do Património Arquitetónico/Palácio Nacional de Queluz e no Instituto de Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, e investigador no Instituto de Investigação Científica tropical – Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga.
É autor de diversos livros e cerca de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, e atas de congressos. Foi keynote and invited speaker em diversos congressos internacionais (África do Sul, Argentina, Brasil, China, Coreia do Sul, Egipto, Equador, Fiji, França, Índia, Inglaterra, Portugal, Tailândia e Vietname).

Pedro Príncipe

Pedro Príncipe é Chefe da Divisão de Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Coordena o escritório de projetos de ciência aberta, como OpenAIRE Advance, FOSTERPlus, FIT4RRI, FAIRsFAIR e RCAAP. Em OpenAIRE Advance, trabalha como gerente de suporte e treinamento e gerente de produtos do Dashboard for Content Providers, além de participar da equipe de diretrizes e de outras tarefas técnicas, como estatísticas de uso e serviços de informações de financiadores. Príncipe também teve participação em vários projetos financiados pelo FP7 e H2020 relacionados ao Acesso Aberto e repositórios: NECOBELAC, OpenAIRE-connect, MedOANET e PASTEUR4OA.
Graduado em Novas Tecnologias da Comunicação e com formação em ciência da informação e documentação, Príncipe esteve envolvido no Grupo de Trabalho COAR sobre Interoperabilidade de Repositórios e atuou como membro do Conselho Editorial de Vocabulários Controlados do COAR. Foi membro do Conselho Executivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) de 2011 a 2016 e no BAD também é Coordenador do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Acadêmicas desde 2014. Foi recentemente nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para integrar o grupo de trabalho nacional sobre Política Portuguesa de Ciência Aberta. Pedro Príncipe também é presidente do Fórum Português de RDM, evento anual organizado desde 2016 para promover serviços de estratégias de RDM em Portugal.
No Grupo de Trabalho FAIR, Pedro Príncipe pode compartilhar sua experiência sobre infraestrutura OpenAIRE e sobre os desafios e estratégias para as configurações institucionais e nacionais da implementação de serviços de dados FAIR e RDM.

Vítor Marinho

Licenciado em Ciências Históricas – Ramo Cientifico, com Pós-Graduação em Ciências Documentais-Variante Arquivo pela Universidade Portucalense.
Iniciou a sua carreira como profissional na Sub-Região de Saúde de Viana do Castelo onde exerceu a função de técnico superior na área de documentação e arquivo nos serviços centrais daquela instituição (2003-2007).
Entre final de 2007 até 2009 exerceu a função de arquivista no Município de Ponte da Barca, inserido em atividades ocupacionais do I.E.F.P.
Entre 2010 e 2011 exerceu trabalho de arquivista e investigador no CER (Centro de Estudos regionais).
Desde Abril de 2011 até ao presente é técnico superior responsável pelo Arquivo Municipal de Ponte da Barca.
Faz parte da equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da BAD.
É vogal da Delegação Regional – Norte da Bad.