2022

André Vieira

André Vieira é membro da equipa do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Universidade do Minho como profissional de informação nos projetos OpenAIRE-Nexus e EOSC-Future, tendo também colaborado nos projetos FAIRsFAIR, OpenAIRE-Advance e OpenAIRE-Connect. Faz ainda parte da equipa de gestão operacional do Repositório de Dados da Universidade do Minho (DataRepositóriUM), e colaborou na elaboração das duas edições do curso MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”. Atualmente é também membro das comissões científicas da ConfOA e do 14º Congresso Nacional da BAD, bem como coordenador do Grupo de Trabalho de Formação e Competências para Gestão e Dados FAIR do Fórum de Gestão de Dados de Investigação. É docente do ensino superior no Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, lecionando as unidades curriculares de “Investigação e Métodos de Pesquisa” e “Laboratório de marketing e Consumo A”, sendo também orientador de estágio de estudantes de licenciatura. É doutorado em Economia da Empresa e Finanças pela Universidad Rey Juan Carlos, mestre em Ciência da Informação pela Universidade do Porto e licenciado em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pelo Instituto Politécnico do Porto. Desenvolveu a sua atividade profissional como bibliotecário do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, coordenador editorial da Revista Portuguesa de Marketing, assistente de investigação do IPAMLab (Unidade de Investigação em Marketing) e membro de comités organizativos de várias conferências científicas internacionais.

Manuela Barreto Nunes

Bibliotecária no Município de Vila Verde, onde coordena a Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela. Professora auxiliar convidada na Universidade de Coimbra e investigadora integrada no CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX). Membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura 2027. Licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade do Porto; em 1999 obteve uma bolsa da FCT para o desenvolvimento do projecto de doutoramento, tendo-se doutorado em Documentação pela Universidade de Granada em 2003, com a tese *El medio es el servicio: sitios web de bibliotecas públicas en Portugal y España*.
Entre Outubro de 2003 e Janeiro de 2018 foi Professora auxiliar da Universidade Portucalense, directora da sua Biblioteca Geral e membro do Conselho Científico. Coordenou a Pós-Graduação em Ciência da Informação e os cursos de Mestrado em Educação e Bibliotecas e Ciência da Informação da mesma Universidade (2008-2015). Foi gestora de ciência no IJP – Instituto Jurídico Portucalense. Colaborou, como professora convidada, com as Universidades de Aveiro e Católica, com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e com a CESPU Angola. Iniciou a actividade profissional na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão (1990-1994), de que foi responsável, tendo em seguida organizado e coordenado a Biblioteca e Arquivo Municipais de Vila Verde (1995-1999). É membro da Delegação Regional do Norte da BAD, membro do seu Conselho Editorial, da equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas e do Grupo de Trabalho de Património Cultural Digital. Foi fundadora e presidente da Bibliomédia – Associação de Bibliotecas para a Cooperação, que agregava as bibliotecas dos vales do Ave, Cávado e Sousa. Fez mobilidade Erasmus para professores e participou na organização de diversos encontros e projectos nacionais e internacionais; como oradora convidada participou em conferências, congressos e jornadas na Europa, África, Ásia e América Latina; leccionou em Angola e Cabo Verde. Tem mais de 60 publicações, entre artigos, comunicações e capítulos de livros; publicou o livro (ebook) “Bibliotecas Escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de colecções na Era Digital”, editado pela Rede de Bibliotecas Escolares em 2018.