Vai onde te leva o conhecimento


O que se pretende

Teias do saber e do fazer” é um programa de intercâmbio para todos os profissionais de informação, baseado numa forte componente prática, de experimentação sobre um determinado tema, permitindo ao participante usufruir de momentos imersivos, de verdadeiro saber fazer – “mão na massa”- de aprender fazendo.

Pretende ser igualmente um programa integrador e inclusivo no que toca às áreas de atuação, dado que se destina a todas as valências do conhecimento que a ciência da Informação possa tocar.  Referimo-nos a temáticas mais práticas, quer ao nível do tratamento documental, da conservação e do restauro, dos sistemas de informação para gestão das coleções/acervo, quer por temas mais transversais, como a organização de exposições, de organização de programas educativos e oficinas temáticas, de comunicação e marketing, entre outras.

É nosso objetivo conseguir reunir e disponibilizar um leque de propostas de variadas proveniências: Bibliotecas, Arquivos e Museus, que se disponibilizem a acolher potenciais interessados, proporcionado-lhes uma estadia imersiva, de verdadeiro saber fazer – “mão na massa”- de aprender fazendo.

Funcionamento do Programa

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), oferece a todos os Profissionais da Informação um programa de intercâmbio designado por “Teias do Saber e do Fazer”, com o intuito de lhes proporcionar uma curta estadia, numa instituição, onde o aprender fazendo é a palavra de ordem.

O objetivo primordial é aprender a fazer, a troca de experiências, o contacto in loco com as boas práticas, além de fomentar a colaboração e o conhecimento entre pares e serviços/instituições de informação portuguesas. 

Este programa oferece aos profissionais, a possibilidade de acompanhar os trabalhos em curso e contactar diretamente com a realidade funcional da instituição de acolhimento.

Informação para os candidatos

  • O programa de intercâmbio destina-se a Dirigentes, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos ou Assistentes Operacionais que, no momento da realização do programa, estejam a desempenhar funções numa instituição pública ou privada.
  • Todos os interessados em participar num programa poderão inscrever-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito.
  • Os participantes deverão cumprir um horário de trabalho normal e as normas estabelecidas pelas instituições de acolhimento.
  • Todos os inscritos depois de atingido o número máximo de vagas ficam em lista de espera e serão posteriormente contactados.
  • A inscrição num programa de mobilidade deve ser efetuada apenas quando o candidato tiver asseguradas as condições de participação, para evitar impedir candidaturas de outros interessados.
  • Cada interessado pode apenas inscrever-se no máximo em dois programas.
  • A participação no programa é da inteira responsabilidade do participante, como alimentação, transporte, cobertura de seguros, entre outros.

Informação para instituições de acolhimento

  • Podem candidatar-se ao programa todas as instituições/serviços públicas e privadas.
  • As instituições/serviços interessadas em participar no programa de intercâmbio poderão candidatar-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito.
  • Fica ao critério das instituições / serviços a apresentação do Programa de Intercâmbio, a definição da sua duração, sendo que, não deverá ultrapassar os 3 dias e o número de vagas, que terá um número mínimo de 1 participante e um máximo de 3.
  • Fica à responsabilidade da instituição acolhedora de um Programa de Intercâmbio a aceitação das candidaturas.
  • O Programa de Intercâmbio poderá ter, numa fase introdutória, um momento de contextualização da instituição/serviço, de caráter mais generalista, abrangendo todos os aspectos das rotinas das instituições. No entanto, alertamos para o facto de que 80% do programa terá obrigatoriamente de ser prático, onde o participante vai aprender fazendo (ver âmbito deste Programa de Intercâmbio).
  • A proposta de programa não acarreta, para a instituição acolhedora, quaisquer encargos, além do tempo dedicado ao programa pelos funcionários envolvidos no Programa de Intercâmbio.
  • As instituições/serviços deverão facilitar aos participantes informação sobre o acesso a serviços de refeição e estadia.
  • No final de cada ação as instituições acolhedoras e os participantes deverão preencher o formulário de avaliação da ação.
  • As instituições acolhedoras  assumem o compromisso de garantir a realização do programa proposto desde que atinjam o número mínimo de participantes pré-estabelecido.
  • Eventuais pedidos de esclarecimento podem ser enviados para o e-mail (bad[@]bad.pt).

Perguntas frequentes

Existe financiamento para este Programa de Intercâmbio?
Não existe financiamento para este Programa de Intercâmbio.  Eventualmente a instituição de origem poderá apoiar financeiramente algumas das despesas associadas à participação no programa (deslocações, ajudas de custo, etc.), mas dependerá sempre de cada instituição.

A participação nos Programas de Intercâmbio  é certificada?
Sim. A BAD certificará a participação nos Programas de Intercâmbio, validando o programa e enviando um certificado aos participantes depois dos procedimentos finais de avaliação concluídos.

Não sou associado da BAD, posso participar num Programa de Intercâmbio?
Sim. Mas a BAD reserva-se o direito de privilegiar os seus associados no caso do número de candidatos exceder o limite estabelecido para o programa.

Posso participar em mais do que um Programa de Intercâmbio?
Sim, sendo que deverá fazer uma inscrição por programa.

O programa decorrerá entre setembro e novembro de 2024

A quem se destina
Todos os profissionais de informação associados (individuais e institucionais), e não associados, cujas necessidades de conhecimento prático possam ser colmatadas com a participação neste programa.

Formulário de inscrição para as entidades aqui

Formulário de inscrição para os candidatos aqui

PROPOSTAS DE INTERCÂMBIO DISPONÍBILIZADAS PARA 2024
Digitalizar para preservar
Arquivo e Memória do Município de Viana do Castelo
Ler e criar imagens – Knolling literárioBiblioteca do Museu da Alfândega do Porto
Recursos, serviços e organização na Biblioteca da Universidade Portucalense: o dia em ação
Biblioteca da Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Programar para integrar
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
“Conhecer, Aprender e Recrear no Museu do Brinquedo Português” – Nunca se deve parar de brincar!
Museu do Brinquedo Português – Município de Ponte de Lima

Propostas de intercâmbio disponíbilizadas em 2023
Quando nem tudo são livros: (Ajuda) Ver para para querer! -Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa – CRP
Alfândega do Porto: Biblioteca Fora de PortasMuseu dos Transportes e Comunicações