Para promover o envolvimento no associativismo, a BAD desenvolve projetos transversais que respondam às necessidades dos Profissionais da Informação. Os projetos podem desenvolver-se em diversas áreas de atuação, procurando proporcionar mais Conhecimento, através do incentivo à investigação, à partilha de informação e à criação de redes de cooperação; maior desenvolvimento de Competências, com a promoção de boas práticas, apoio profissional, eventos formativos, e atividades que incentivem a participação dos associados; bem como através de Advocacy, apostando em ações que sensibilizem para a profissão e a sua importância cívica, incluindo o desenvolvimento de iniciativas legais, bem como a promoção da presença ativa da BAD na sociedade.

Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: Combater a Desinformação

Este Projeto da BAD visa corresponder às necessidades dos jovens, através dos bibliotecários das Instituições do Ensino Superior (IES) – que apoiam diariamente milhares de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente –, nomeadamente na prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. O principal objetivo é promover o conhecimento, fornecer estratégias de formação e práticas pedagógicas, no que diz respeito à utilização da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes.

CLAD – Citizens and Libraries Against Disinformation

A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, em conjunto com o Goethe Institute, e tendo a parceria da DGLAB, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, candidatou um Projeto Europeu no âmbito da Call CERV-2023-CITIZENS-CIV – Citizens, Equality, Rights and Values, que mereceu a aprovação da União Europeia. Este Projeto, denominado Citizens and Libraries against Disinformation [CLAD] envolve Portugal, Alemanha e Eslováquia como países participantes e procura integrar ações que incluem a formação e educação para o combate à desinformação em busca de uma participação ativa dos cidadãos europeus, tendo como parceiras diversas bibliotecas públicas dos vários países. Os dois países – Portugal e Eslováquia – têm necessidades específicas em relação ao combate às notícias falsas e à desinformação, aliadas a uma comunidade de experiências e necessidades a partir das quais é possível estabelecer pontos comuns. Este projeto irá combinar a experiência dos parceiros para construir soluções escaláveis que possam ter um impacto para além das suas fronteiras individuais.

Literacia dos Media e da Informação – Conexões Comunitárias

Literacia dos Media e da Informação – Conexões Comunitárias

A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação é parceira do ISCTE no Projeto MIL-CC – “Literacia dos Media e da Informação – Conexões Comunitárias”. Este Projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do EMI Fund, o MIL CC é desenvolvido por um consórcio europeu formado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, pela Dublin City University, na Irlanda, e pela Associação Learn to Check, em Barcelona. Teve início a 1 de setembro de 2024 e decorre até final de fevereiro de 2026, tendo como parceiros colaboradores portugueses a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR). O projeto “Literacia dos Media e da Informação – Conexões Comunitárias” (MIL CC) oferece um curso sobre literacias mediática, algorítmica e da IA, com foco na verificação de informação e combate à desinformação, sobretudo destinado aos bibliotecários que exercem funções nas bibliotecas públicas.