Objetivos

No final da acção os formandos deverão ser capazes de aplicar uma metodologia de descrição bibliográfica suportada em normas e formatos internacionais a documentos avulsos, manuscritos ou impressos, que não constituam, originalmente, parte integrante dos respectivos documentos hospedeiros.

Público Alvo

Profissionais de informação a exercer funções em bibliotecas e centros de documentação que pretendam adquirir ou desenvolver conhecimentos teórico-práticos no domínio da descrição bibliográfica normalizada de espólios.

Requisitos

Conhecimentos teóricos e práticos no domínio da descrição bibliográfica normalizada (ISBD) de monografias suportada em formato UNIMARC ou MARC21.

Formador

Pedro Estácio

Programa

  1. DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE "ESPÓLIO" NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS, ARQUIVOS E MUSEUS (1h)
  2. APROXIMAÇÃO DA BIBLIOTECONOMIA À ARQUIVÍSTICA POR MEIO DOS PRINCÍPIOS E DAS METODOLOGIAS DE ORGANIZAÇÃO APLICADOS AOS ARQUIVOS PESSOAIS (1h45m)
  3. A APLICAÇÃO DAS ISBD E DO UNIMARC À DESCRIÇÃO DOCUMENTAL DE ACERVOS QUE CONSTITUAM PARTE DE ESPÓLIOS: UMA PROPOSTA metodológica (1h45m)
  4. O TRATAMENTO DE ESPÓLIOS NA BIBLIOTECA DA FLUL: O CASO ESPECÍFICO DA DOAÇÃO MICHEL LABAN (2h30m)
  5. APLICAÇÃO PRÁTICA DA PROPOSTA METODOLÓGICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS E DA ANÁLISE E COMENTÁRIO CRÍTICO DOS RESPECTIVOS RESULTADOS (7h)

Detalhes da Formação

  • Data(s): 20/10/202221/10/2022 (09h30 -13h00 - 14h00 - 17h30)
  • Duração : 14 horas
  • Local: Lisboa
  • Código da formação: S09_22
  • Preço Associado: 112 € *
  • Preço Não Associado: 182 € *
  • Limite Inscrição: 12/10/2022
  • Estado: A Realizar

(* isento de IVA

Inscrição

A inscrição na formação deve ser submetida através do formulário de inscrição até 5 dias antes do início da ação de formação.
O cancelamento da inscrição, nos 5 dias úteis anteriores ao início da ação de formação, obriga ao pagamento de 50% do valor total da mesma.
O pagamento deverá ser efetuado até ao dia limite de inscrição.