
Programas Disponíveis em 2026
- Koha nas margens do Zêzere
Biblioteca da Universidade da Beira Interior
10 de abril – Consulte o Programa: PM-01/2026 - MindLab IPBeja: da biblioteca ao hub de aprendizagem aberta — literacias múltiplas e colaboração
Instituto Politécnico de Beja
30 de abril – Consulte o Programa: PM-02/2026 - Serviços avançados para o conhecimento!
FCCN – FCT (Arquivo.pt)
29 de maio – Consulte o Programa: PM-03/2026 - O espaço, esse vilão: desafios e estratégias na gestão de espaços e coleções nas bibliotecas da FLUC
Faculdade de Letras da Universidade Coimbra
3 de junho – Consulte o Programa: PM-04/2026 - Biblioteca + : a realidade politécnica
Universidade de Aveiro – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda
2 e 3 de julho – Consulte o Programa: PM-05/2026 - Ferramentas de comunicação nas Bibliotecas: como utilizar e causar impacto no utilizador?
Iscte – Instituto Universitário de Lisboa
10 de julho – Consulte o Programa: PM-06/2026 - Um curso e-learning para apoiar estudantes finalistas na elaboração da Dissertação
Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP) – Serviços de Documentação e Informação
4 de setembro – Consulte o Programa: PM-07/2026 - Avaliação da Satisfação dos utilizadores: processos e instrumentos no sistema de gestão da qualidade
Universidade do Minho – Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas
25 e 26 de setembro – Consulte o Programa: PM-08/2026 - O uso da Inteligência Artificial no Tratamento documental: uma experiência com o Koha
Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA
13 de outubro – Consulte o Programa: PM-09/2026 - Boas práticas na aquisição e gestão dos recursos eletrónicos na Universidade do Porto
Reitoria da Universidade do Porto
23 de outubro – Consulte o Programa: PM-10/2026 - A experiência da Biblioteca da NOVA Medical School no Apoio à Investigação
NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa
04 de novembro – Consulte o Programa: PM-11/2026 - Ciência Aberta na Prática: os Serviços de Repositórios, de Gestão de Dados e da UMinho Editora
Universidade do Minho
5 e 6 de novembro – Consulte o Programa: PM-12/2026 - Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: A experiência do Ispa
ISPA
18 de dezembro – Consulte o Programa: PM-13/2026
Funcionamento do Programa
Eventuais pedidos de esclarecimento podem ser enviados para o e-mail (bad@bad.pt).
Informação para Instituições de acolhimento:
- As BES interessadas em participar no programa de mobilidade poderão candidatar-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito.
- Podem candidatar-se ao PM-BES todas as bibliotecas portuguesas do ensino superior público e privado.
- Fica ao critério das BES a apresentação de programas de mobilidade e a definição da sua duração. Para fomentar a discussão e a partilha de experiências cada programa não deve exceder os cinco participantes.
- As visitas poderão ter um caráter generalista, abrangendo todos os aspetos das rotinas das BES ou focarem-se em projetos e boas práticas ou temas específicos (programas de literacia da informação, gestão, marketing, acesso aberto, etc.)
- Fica à responsabilidade da BES proponente de um PM a aceitação das candidaturas.
- A proposta de PMs não acarreta, para a instituição hospedeira, quaisquer encargos, além do tempo dedicado ao programa pelos funcionários envolvidos no projeto.
- As instituições de acolhimento deverão facilitar aos visitantes o acesso às cantinas e estadia nas residências, se assim for desejado pelos formandos.
- No final de cada ação as instituições de acolhimento e os visitantes deverão preencher o formulário de avaliação da ação.
- As BES assumem o compromisso de garantir a realização do programa proposto desde que atinja o número mínimo de participantes pré-estabelecido.
Informação para candidatos:
- Todos os interessados em participar num PM poderão inscrever-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito.
- Os visitantes deverão cumprir um horário de trabalho normal e ter a possibilidade hands on, isto é, acompanhar os trabalhos e contactar diretamente com os funcionários e utilizadores da instituição de acolhimento.
- Todos os inscritos depois de atingido o número máximo de vagas ficam em lista de espera e serão posteriormente contactados pela instituição de acolhimento.
- A inscrição num programa de mobilidade deve ser efetuada apenas quando o candidato tiver asseguradas as condições de participação, para evitar impedir candidaturas de outros interessados.
- Cada interessado pode apenas inscrever-se em três programas de mobilidade por ano.
- Fica à responsabilidade da BES proponente de um PM a aceitação dos candidatos.
- Cada IES pode inscrever no máximo duas (2) pessoas por programa.
- As BES proponentes comprometem-se a assegurar a realização do programa proposto.
Público-Alvo
O PM-BES destina-se preferencialmente a dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos de BES e alunos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Informação e da Documentação.